1º Festival da Farofa
O Observatório do Patrimônio Alimentar do Nordeste e Espírito Santo – OPANES, organizado pelo Senac Núcleo Nordeste realizou nos dias 23 e 24 de setembro o 1º Festival da Farofa, exibido através do youtube.
No Festival, cada Estado do Nordeste e Espírito Santo apresentou uma receita de farofa típica, além de histórias e curiosidades da cultura da mandioca, eleita pelas Organizações das Nações Unidas (ONU) como alimento do século XXI por ser uma das culturas mais antigas do Brasil, encontrada em terras brasileiras antes da chegada dos colonizadores.
A participação do Piauí no Festival, aconteceu no segundo dia, 24, conduzida pelo nosso instrutor e consultor gastronômico Igor Rocha que apresentou como nossa farofa mais típica, a famosa e deliciosa paçoca de carne de sol, harmonizando com purê de abóbora e uma cajuína bem gelada.
Além da apresentação da receita, o chef Igor Rocha bateu um papo com o Antônio Neto, sócio fundador do Garagem Orgânica, empresa que incentiva e busca fortalecer a agricultura familiar.
A receita da nossa paçoca e das demais farofas apresentadas no 1º Festival da Farofa estão disponíveis no site (observatoriogastronomico.senac.br) e youtube (bit.ly/canal-opanes) do OPANES.
Aproveite e confira as agendas de cursos disponíveis para nesta última temporada do ano.