5 dicas para começar a reciclar em casa
Em meio a tantas reflexões que o isolamento social tem proporcionado, você já observou a quantidade de lixo que produzimos diariamente em nossas casas? Esse momento também é uma oportunidade para refletir sobre os nossos hábitos de consumo e incentivar a conscientização para o descarte correto do lixo.
Se você sempre quis ser mais colaborativo com o meio ambiente, mas não sabia como começar, confira as cinco dicas que o Blog Senac Piauí separou para você contribuir com a reciclagem e ter um dia a dia mais verde:
- Para fazer a diferença, não precisa começar pelo mais complicado. Lembre-se, cada esforço conta, pequeno ou grande. Fazer a diferença para o meio ambiente significa reduzir o consumo primeiramente. Este é o passo mais eficaz para gerar menos resíduos (consumir menos, automaticamente produz menos resíduos). No entanto, há momentos em que o consumo é necessário. Nestes casos, reutilize o máximo possível antes de partir para a reciclagem.
- Invista em uma sacola reciclável pra compras e a mantenha sempre por perto, para qualquer emergência. Esta é uma boa forma de começar a reduzir o consumo de plásticos descartáveis e sempre que possível, carregue com você uma garrafinha/copo reutilizável para água.
- Saiba o que reciclar- antes de começar a sua jornada, o conhecimento básico que você precisa é saber o que reciclar. Existem muitos itens que podem passar por este processo como o papel, vidro, alumínio, plástico, artigos eletrônicos entre outros. Portanto, antes de começar clique aqui e consulte a tabela de produtos recicláveis e não recicláveis do Ministério do Meio Ambiente
- É preciso higienizar, de forma simples, os materiais que serão enviados para reciclagem. Esta higienização consiste apenas na retirada de restos de produtos ou alimentos que permaneçam nas embalagens. Atenção também no armazenamento! Evite que papel e papelão fiquem em locais úmidos, perto de outros resíduos líquidos ou expostos à chuva. Isso pode inviabilizar a reciclagem desses materiais.
- Depois que você entendeu o que pode e não pode reciclar, o primeiro passo é separá-los por essa categoria. Os lixos não-recicláveis são encaminhados para pontos de recebimento específicos de cada material. Por exemplo: algumas lojas e supermercados já possuem pontos de coleta de pilhas e baterias de celular. Já os lixos recicláveis podem ser separados novamente por tipo: plástico, vidro, papel e metal, e descartados, em um dos 21 Pontos de Entrega Voluntária de Resíduos Recicláveis (Pevs) disponibilizados pela prefeitura de Teresina. Clique aqui e conheça a localização dos Pevs ou procure a prefeitura da sua cidade para obter informações sobre a coleta seletiva.
Veja também!
Dicas para montar uma marmita fácil, gostosa e saudável
5 cursos remotos para desenvolver sua loja virtual
Aprenda a cozinhar com os cursos Senac EAD
#SenacPiauí
#MeioAmbiente
#Reciclagem