Senac Piauí foi sede da terceira edição do Django Girls em Teresina.
O Django Girls é uma iniciativa internacional que tem a missão de ensinar, inspirar e motivar a participação das mulheres na área de programação. Um segmento com participação majoritária de homens.
O evento aconteceu no último sábado (14), com apoio do Senac Piauí, tendo como objetivo capacitar mulheres através da realização de workshops gratuitos que ensinam o básico das ferramentas de programação Python e Django, durante um dia inteiro.
“Queremos dar às mulheres uma oportunidade para aprender a programar, ter conhecimento, autonomia tecnológica, e até incentivá-las a buscar mais conhecimento nesse segmento. A parceria com o Senac foi importante para tornar o evento mais acessível, pela localização, além de ter tudo a ver com o nosso evento, pelo fomento à educação, a tecnologia e sobre a democratização do acesso à informação”, afirma Ana Maria, organizadora do Django Girls Teresina.
O evento contou com um total de 50 mulheres inscritas, que puderam utilizar laboratórios, equipados e espaços que tornaram a experiência ainda melhor para todas as participantes.
Andreza Silva é estudante de Ciências Sociais e fala que passava por um momento confuso em sua área profissional e viu na programação a tão sonhada independência financeira, “eu soube do evento de uma forma aleatória, a receptividade das meninas foi algo importante, elas nos mostraram que a programação pode nos levar por diversos caminhos, e incentivam as mulheres num eixo do mercado de trabalho que tem os homens predominando. A independência financeira está num dos principais motivos que me trouxeram até aqui, e pretendo continuar me qualificando e conseguir uma vaga no mercado de trabalho da programação”, afirma a estudante.
Com participação exclusiva de mulheres (cis ou trans) que tenham afinidade com tecnologia, o evento aconteceu no laboratório de informática do Senac, com mediação de voluntários.
Igor Vinicius é instrutor voluntário do evento e participa das três edições realizadas em Teresina, “eu vejo como um momento importante para as mulheres que participam desse evento, elas demonstram muito interesse, apesar que para algumas das participantes este é o primeiro contato com a programação, mas isso não interfere na forma como desejam aprender. Aqui elas vão aprender o básico sobre programação, com suporte adequado e equipamentos de primeira linha, o que torna mais fácil e prático a aprendizagem. O conteúdo transmitido no workshop pode ser utilizado para o trabalho ou para adquirir experiência”, ressalta o instrutor.
Camila Vilarinho é programadora e participou de uma roda de conversa com as participantes do Django Girls Teresina, “ainda é notável que a maioria dos profissionais que atuam no mercado da programação sejam homens, e com essa iniciativa podemos fazer com as mulheres participem e aprendam de uma forma simples e entrem para este mercado, contato com todo apoio necessário. E ainda coloca Teresina num eixo Internacional, já que esses eventos acontecem também fora do país”, conta a programadora.
O Senac dispõe de um portfólio de cursos no Segmento da Tecnologia, acesso nosso site: matricula.pi.senac.br e conheça.
Fotos do evento
#euValorizo #DjangoGirlsNoSenac #VemSerSenacPiauí