Instrutora do Senac Piauí ocupará cadeira na Academia de Letras de Teresina
Formada em Letras/Português, pela Universidade Estadual do Piauí, Fernanda Carvalho, instrutora do Curso de Redação para o Enem no Senac Piauí, foi convidada a ocupar, como membro imortal, a 17° cadeira da Academia de Letras de Teresina, tendo como patrona a filósofa e poetisa Adélia Prado.
Fernanda Carvalho é natural de Castelo do Piauí, faz parte da equipe do Senac Piauí há 6 anos, leciona desde os 19, “o convite veio de maneira surpreendente. Fui convidada pela acadêmica e primeira secretaria da Academia de Letras de Teresina (ALT), Marcela Castro, conhecedora da minha produção poética. Para mim, é desafiador, porém ao mesmo tempo é uma maneira de contribuir para a valorização da Língua Portuguesa e divulgação da arte, cultura e literatura em Teresina”, afirma Fernanda sobre como recebeu ao convite da candidatura.
A cerimônia de posse será dia 7/2, às 18:30h, no Teatro João Paulo II. Na oportunidade tomarão posse vinte acadêmicos.
A Academia de Letras de Teresina (ALT) nasceu com o objetivo de proporcionar o desenvolvimento cultural com o estímulo e promoção da atividade literária, cultural e artística no município de Teresina.
Fernanda afirma que pretende continuar escrevendo poemas, divulgando e promovendo a importância da leitura, da cultura e da arte, “Essa tríade é importante para a construção efetiva do conhecimento e da criticidade. Uma sociedade letrada e consciente precisa disso”. Fernanda fala ainda sobre sua experiência como instrutora do Senac, “foi uma oportunidade ímpar, que fazia parte de um desejo do meu coração. O Senac desperta em cada instrutor a vontade de buscar sempre o melhor, de primar pela qualidade, colaboração, criatividade, comunicação e pensamento crítico. Fazer com que essas marcas atinjam de forma eficiente o aluno é uma alegria, é uma honra e, além de tudo, uma satisfação”, conta a instrutora.
A Academia de Letras de Teresina irá atuar como um ambiente de trocas intelectuais, onde serão realizadas reuniões, discussões e críticas sobre a literatura de Teresina. Além disso, a ALT vai promover publicações de diversos autores e preservação do material literário de cada membro.
Conheça alguns poemas escritos por Fernanda Carvalho:
“Da janela frontal
O ipê floresce
O buquê de flores
Ladeando o meu caminho
Na tarde fadigueira
Colorido o meu coração”“Língua viva
Gosto da língua vivida
Mal falada, entrelaçada
Do vernáculo rotineiro
Daquela do boteco
Que diz : eu te amo
De coração verdadeiro
Da língua nossa de cada dia
Que me propicia
Ser atrevida
E bradar
O meu grito de alegria”
“Direção
Procurei a mim
O labirinto era obscuro
A trilha custosa
Permeei uma faixa estreita
Em terreno pedregoso
Que se destina a felicidade
A voos sempre altos
Passei por atalhos
Com o coração sôfrego
E as pernas bambolejantes
Cai, levantei
Com a esperança
De quem tem sempre sonhos
Para recomeçar”
“Igrejinha
No entardecer crepuscular
Os sinos badalam quase no compasso do meu coração
É um convite
Enternecidos
Eles ( os sinos )
Me lembram
Que a fé
Não é inimiga da razão
E que na Eclesiástica
Posso manifestar
A crença
Que me eleva e me faz ter
Os pés no chão”