Como começar a vender de forma online?
O atual cenário de isolamento social que estamos vivendo, em razão da pandemia do COVID-19/Coronavírus, tem impulsionado o crescimento das vendas online. O mundo está vivendo de forma ainda mais acelerada a revolução 4.0, a transformação digital que já vinha acontecendo tornou-se obrigatória para quem deseja sobreviver diante de tantas restrições impostas nesse momento.
Muitas empresas e profissionais tiveram que se adaptar ou reinventar sua forma de trabalho, passando do “off” para o “on” em questão de horas. Sem dúvidas, muitas perguntas surgem: E agora? O que fazer? Por onde começar? O que eu faço com o meu negócio?
Para responder esses questionamentos, o Blog do Senac Piauí entrevistou a instrutora do Senac e especialista em comunicação e marketing para mídias digitais e em gestão estratégica de empresas e negócios, Laís Loyola. “Primeiramente devemos olhar para o nosso produto ou serviço e ressignificá-lo”, afirma a especialista.
Listamos as perguntas mais frequentes para quem deseja começar a vender de forma online. Confira a entrevista completa:
- Meu produto ou serviço pode ser vendido virtualmente?
Se você respondeu que sim, ótimo, agora é só enriquecer um dos pontos chave, o atendimento. Você já deve ter percebido que as relações do consumo mudaram, falamos o que pensamos, mas fazemos o que sentimos, percebeu a diferença? O atendimento ao consumidor ou SAC 2.0 agora é pautado na experiência, fazer com que do outro lado da tela o cliente viva do início ao fim uma experiência inesquecível.
Agora se a sua resposta foi não, então é hora de mudança e de criatividade, principalmente se o seu negócio ainda não está inserido no mercado digital, quando falamos isso não quer dizer só ter uma loja virtual, mas sim presença digital. Mesmo não podendo entregar o seu produto você pode fortalecer a presença online dele, como? Apresentando seu produto e educando seus clientes ou futuros clientes por meio de conteúdo rico, vídeos, fotos e até mesmo vouchers ou agendamento futuro.
- Qual canal de vendas/comunicação devo usar?
Isso vai depender da complexidade do seu negócio, um excelente e gratuito meio de propagação é a rede social, mas se você tem uma variação muito grande de produtos que se faz necessário um controle de estoque, temos as lojas virtuais que podem ser facilmente criadas por meio de ferramentas ofertadas na internet.
Independente do seu canal de vendas, três pontos devem ficar claros:
- Por quê- Por quê comprar o seu produto na sua loja e não nas demais?
Alguns fatores podem ser diferenciais decisivos na hora de realizar uma compra online como por exemplo, segurança no pagamento, entrega rápida, cuidados com a higienização, dentre outros.
- O quê – Qual proposta de valor você entregará?
Não estamos falando de valor financeiro aqui, mas de valor que gera a diferença como garantia de entrega em curto prazo, garantia estendida, personalização e etc.
- Para quem – Quem é o seu público?
Se questione muito sobre “Quem são as pessoas que compram seu produto e qual o problema delas o seu produto pode resolver?”. Identificando o seu possível cliente, você pode alcançar e de desenvolver estratégias mais assertivas.
Até aqui estruturamos a preparação do ambiente, agora é colocar em prática! Defina bem os sentimentos que você quer proporcionar ao seu cliente e a relação de confiança que você quer desenvolver.
Lembre-se que a transformação digital ainda está acontecendo e a maioria das pessoas não estão acostumadas a ter tantas tecnologias conectadas, como por exemplo, usar cartão online, caso opte por esse meio de pagamento procure por plataformas seguras e que tenham prestígio no mercado, isso pode ser confirmado com uma rápida pesquisa no Google e sites de certificação.