Pandemia do coronavírus influencia novos modelos de consumo
Desde janeiro a pandemia da Covid-19 e a sua expansão estão alarmando a sociedade. Há alguns meses, toda a população teve que se adaptar a uma nova rotina e adotar um novo modo de dialogar, se entreter e consumir. Com o isolamento social, o consumo e a as formas de consumo foram modificadas.
Diante dessa transformação, pequenas e grandes empresas devem estar preparadas para ingressar, de vez, na era digital e perceber as tendências e modificações no modelo de consumo da população. O marketing será a principal ferramenta da sua empresa nesse caminho.
Para ajudar nisso, compartilhamos com vocês essa matéria da revista Exame deste mês de abril, sobre a influência do coronavírus nas novas tendências de consumo.
De acordo com o estudo “Confiança das Marcas e a Pandemia de Coronavírus” feito pela agência global de comunicação Edelman, os consumidores exigem mais que as marcas ajudem a comunidade, tenham propósito e possam utilizar os meios de comunicação de forma assertiva. A pesquisa foi feita com 12 mil pessoas, em 12 países, inclusive no Brasil.
“Para 94% dos brasileiros as marcas devem ofereçam produtos gratuitos ou mais baratos para profissionais da saúde, pessoas de alto risco e aqueles cujos trabalhos foram afetados”. Exercitar concessões, dialogar com clientes sobre maneiras de parcelamento, promoções e doações são maneiras de manter e cativar novos consumidores.
Inovação e empatia nos negócios em tempos de pandemia
A forma como a sua empresa utiliza dos recursos e da visibilidade é um atrativo. Utilizar do seu alcance global ou regional para fazer o bem é sempre bem visto, e ainda mais necessário em tempos de covid-19.
“Globalmente, 60% das pessoas têm recorrido as marcas que já confiavam. No Brasil, o índice é de 68%. E 46% dos brasileiros começaram a usar uma nova marca por causa da forma inovadora ou compassiva com que ela tem respondido ao surto do vírus, versus 37% da população global”.
“Como resultado, a qualidade da resposta de uma marca à crise terá um impacto enorme na propensão de compra de 76% dos brasileiros, assim como as companhias colocam seus lucros acima das pessoas durante a crise perderão a confiança, possivelmente para sempre”.
Utilize do marketing para consolidar as atitudes da sua empresa. Lembre-se que as ações que acontecem agora serão lembradas por um bom tempo.