Senac realiza Live sobre a cultura gastronômica do Requeijão Cardoso no Piauí
O Observatório do Patrimônio Gastronômico do Nordeste e Espírito Santo – OPANES juntamente com o Senac Piauí promovem live esclarecedora sobre o Requeijão Cardoso, na próxima sexta-feira, 18, às 10h, no Instagram @SenacPiaui.
Produto típico da região Sul do estado, especificamente dos municípios de Coronel José Dias e São Raimundo Nonato, o Requeijão Cardoso é um requeijão de corte ou queijo de manteiga feito com leite de vaca, que é coalhado, dessorado e cozido com sal e manteiga.
Durante a live o Chef de Cozinha e Instrutor do Senac Piauí, Igor Rocha, juntamente com a Chef de Cozinha Dirinha, conhecida por trabalhar pinturas rupestres em alimentos e proprietária do Restaurante e Confeitaria Sabor e Arte, localizado em São Raimundo Nonato, irão abordar sobre a história do Requeijão Cardoso e sua importância na cultura a região. “Vamos conversar também sobre os aspectos financeiros, como o Requeijão Cardoso movimenta a economia local tendo em vista a grande diversidade de pratos que são preparados com ele. Além disso, vamos apresentar deliciosas receitas”, afirma Igor.
“O Requeijão Cardoso é uma tradição, é um produto típico da nossa região. Faz parte da nossa cultura gastronômica comer o Requeijão Cardoso acompanhado de um cafezinho ou doce de leite. Atualmente ele é utilizado no preparo de vários pratos. Já criei diversas receitas com ele, como mousses, sanduíches, salgados, entre outras”, relata Dirinha.
Nos meses de agosto e setembro o Observatório do Patrimônio Gastronômico do Nordeste e Espírito Santo – OPANES, está abordando sobre tipos queijos bem como o consumo, aspectos culturais e influências econômicas nas regiões. Não deixe de conferir as observações que os Departamentos Regionais do Senac dos estados do Nordeste e Espirito Santo publicaram sobre essa temática no site: observatoriogastronomico.senac.br
#Opanes
#SenacPiaui
#GastronomiaPiauiense
Veja Também!