Jovens com formação técnica evoluem mais na carreira
A educação profissional e técnica proporciona mais oportunidades de evolução na carreira para os jovens, em relação a quem concluiu apenas o ensino médio.
Esta é a conclusão de pesquisa realizada com o objetivo de entender a percepção das empresas no Brasil sobre a contratação de quem sai da escola, uma iniciativa da Fundação Roberto Marinho, Itaú Educação e Trabalho e Fundação Arymax, desenvolvida pela consultoria Plano CDE.
De acordo com o estudo, 60% das empresas afirmam que ter feito curso técnico é um diferencial para selecionar um jovem funcionário.
Em 42% delas, os jovens com formação técnica permanecem e evoluem de cargo e 61% delas têm, pelo menos, um gestor que já ocupou cargo técnico na companhia.
Tanto os jovens quanto as empresas concordam que a falta de qualificação é uma barreira na hora da contratação; 37% das empresas disseram que é difícil ou muito difícil contratar jovens do ensino médio.
As principais dificuldades são falta de qualificação e de comprometimento. Já os jovens apontam que a escola os prepara pouco ou nada para o mercado de trabalho.
O secretário-geral da Fundação Roberto Marinho, João Alegria, diz que também é preciso melhorar a relação entre jovens e empresas.
““Existe um desafio grande para que os jovens entendam melhor o que é trabalhar, o que é um ambiente de trabalho, como você se porta lá, mas também existe um desafio do ponto de vista das empresas para que elas se aproximem mais de culturas juvenis e possam, inclusive, entender que ali há oportunidades interessantes para elas. A educação pública é um dever do Estado, é um compromisso de todos na sociedade, mas as empresas podem ter um papel de protagonistas nesse processo que, durante os cursos, os jovens possam frequentar um ambiente de trabalho, ter contato a profissionais das empresas, uma série de possibilidades”, enfatiza.
*Com informações do Jornal Nacional
Você quer evoluir na sua carreira?
Agora é com você: vem para o Senac
Confira todos os cursos disponíveis no site de matrículas.
emprego formal