Mulheres na tecnologia: avanços e desafios
A presença de mulheres no mercado de tecnologia vem crescendo ano a ano. É o que revela a pesquisa realizada pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que aponta que a participação feminina na área cresceu 60% nos últimos cinco anos, passando de 27,9 mil mulheres para 44,5 mil, em 2019.
No mercado onde apenas 20% são mulheres, cada espaço conquistado deve ser comemorado, uma vez que a estatística ainda está longe de ser a ideal.
Finalizando o mês da mulher, a palestra “Mulheres na tecnologia: avanços e desafios” reuniu quatro mulheres feras nesse mercado de T.I. na segunda, 28/3, trocando conhecimentos e experiências sobre educação, avanços tecnológicos, capacitação, oportunidades e tendências nesse segmento.
As convidadas foram Nayanna Nara (Desenvolvedora Python no Dafiti Group), Mariana Barbosa (analista de TI do Senac PI e integrante do Django Girls), Kelly Braga (Instrutora de TI do Senac PI e MA) e Andrea Rocha (coordenadora dos Cursos de Tecnologia da Uninassau Teresina).
“Esse encontro foi um momento ímpar, uma ótima oportunidade para contarmos um pouco na nossa trajetória dentro da área de Tecnologia da Informação, poder de certa forma incentivar as mulheres a entrarem na área, apresentar as oportunidades”, revela Mariana, integrante do Django Girls, projeto incentivador da inserção de mulheres na área de programação web com o qual o Senac já fez parceria.
O encontro aconteceu no Senac Teresina Centro e foi transmitido através do canal do Youtube do Senac Piauí. Clique aqui e assista na íntegra.
Olha que incrível: a turma mais recente do curso de Informática completou as vagas de alunos só com mulheres! Dá uma olhada:
MAIS OPORTUNIDADES
A tecnologia representa uma possibilidade de geração de renda e de emancipação econômica para muitas mulheres.
Um relatório global da Organização Internacional do Trabalho (OIT), divulgado em 2017, mostrou que a economia brasileira pode expandir em até R$ 382 bilhões ao longo de oito anos se aumentar a inserção das mulheres no mercado de trabalho. Isso traria um incremento de cerca de 3% ao PIB e levaria ao aumento no poder de consumo de bens e serviços.
O Senac oferece vários CURSOS NO SEGMENTO DE TECNOLOGIA. Clique aqui e confira.
*Com informações do site Programaria
AGORA É COM VOCÊ: VEM PARA O SENAC!