Projeto Integrador dos alunos do Curso Técnico em Informática
Técnico em Informática
O Projeto Integrador é uma apresentação feita pelos alunos ao final de cada curso, criando um diálogo entre a sala de aula e a realidade do mundo do trabalho.
Dessa vez, a turma do Curso Técnico em Informática levou o Projeto Integrador para além do Senac.
Foram dois grupos com propostas diferentes. Orientados pelos instrutores Kelly Braga e Juceli Soares, os alunos decidiram aplicar seus conhecimentos em Tecnologia da Informação nos sistemas operacionais de uma Instituição Filantrópica e de uma empresa de Teresina.
Um dos projetos otimizou o desempenho dos computadores do Lar de Maria – casa de apoio à criança com câncer, vinculada à Rede Feminina de Combate ao Câncer do Piauí.
“Nosso objetivo foi conciliar uma ação social junto ao nosso Projeto Integrador, garantindo acesso à tecnologia e facilitando a introdução de outras pessoas ao ambiente virtual. Realizamos a manutenção preventiva e corretiva das máquinas, 4 Notebooks e 2 Desktops, e depois instalamos, além do sistema operacional Windows 10 Education, os softwares LibreOffice, VLC, WinRar, TeamViewer, ferramentas de escritório que podem ser muito úteis para os familiares das crianças no âmbito pessoal e profissional. E, para os menores, fizemos a instalação dos jogos Roblox, Minecraft, Quebra-Cabeça, Jogo da memória e Lego, para estimular a cognição e a interação, propiciando um ambiente mais recreativo e lúdico para os jovens”, revela o aluno Eduardo Cerqueira.
Para Lenora Campelo, coordenadora de voluntariado da Rede Feminina de Combate ao Câncer do Piauí, fica o sentimento de gratidão pelo suporte dado ao Lar de Maria. “Esse laboratório que foi montado vai atender as crianças e adolescentes com câncer e, também, os seus acompanhantes. Esses jovens ficam no Lar durante um tempo imprevisível, e durante esse período, vão poder usar os computadores como uma ferramenta de entretenimento, mas também pedagógica. No período que eles permanece lá na casa, ficam sem contato com a escola. Por isso, essas novas melhorias são extremamente importantes não só pras crianças, mas também pros seus acompanhantes”, comenta.
Incrível, né? Ainda tem mais:
O outro grupo colocou todo o conhecimento das aulas em prática e melhorou a performance dos computadores da loja Babylândia, ponto comercial tradicional do centro de Teresina.
O resultado do projeto foi tão bom que a loja conseguiu, até, aumentar suas vendas.
“Nós fizemos a limpeza, trocamos várias peças, realizamos a formatação, restauração e manutenção preventiva e corretiva das máquinas. Eu já trabalho na empresa no setor de T.I e sou responsável pelos equipamento, e por isso tive permissão para que a turma realizasse o projeto na loja. Isso melhorou muito o desempenho dos caixas e aumentou o fluxo de vendas, já que os computadores ficaram mais ágeis.”, explica o aluno Jefferson Monteiro.
POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO
O mercado de trabalho para o técnico em informática está em uma fase muito boa, já que há uma alta demanda na procura de profissionais capacitados que possam ocupar as vagas que vem surgindo. Por isso, quanto mais qualificada for a mão de obra, maior será a remuneração do trabalho realizado, seja autônomo, freelancer ou profissional CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).
O Senac já abriu as matrículas para o NOVO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET.