Dia mundial da Fotografia
Hoje é o Dia da Fotografia!
A celebração da data, 19/8, tem origem na invenção do daguerreótipo, um processo fotográfico desenvolvido por Louis Daguerre, em 1837.
CURIOSIDADE
O funcionamento do daguerreótipo se dá através de uma placa de prata sensibilizada com vapor de iodo, assim o iodeto de prata é formado sobre a mesma. Depois da formação do iodeto, a placa é exposta à luz por meio de uma câmara escura, por cerca de 25 minutos. O contato com a luz transforma os cristais de iodeto de prata em prata metálica, que forma uma imagem latente, imagem esta que pode ser revelada com o uso do vapor de mercúrio.
Depois deste processo então é o momento de promover a fixação da imagem na placa. Isto é possível através da utilização do hipossulfito de sódio. O hipossulfito solubiliza toda a quantidade não reagida de iodeto e depois disto então é só lavar a lâmina e a imagem captada estará fixa na mesma, sob a forma de uma liga brilhante.
O resultado é em positivo e em baixo relevo, e possui grande quantidade de detalhes. No entanto, a placa deve ser protegida com um cristal e ser fechada hermeticamente – sem contato com o ar – para evitar a perda da imagem, pois a superfície é muito delicada.
De lá pra cá, a produção de fotografias evolui bastante.
Você quer descobrir mais sobre esse mundo fascinante da fotografia?
Você quer aprender a ganhar dinheiro trabalhando com fotografia?
Se liga:
Para trabalhar profissionalmente como fotógrafo são necessárias qualificações – técnicas – estrutura de câmera e o controle manual, conhecimentos sobre ângulos, posições, linguagem técnica, diferenças de fotografia de moda, artística, jornalística, documental entre outros segmentos de mercado. Já a Fotografia digital, é uma técnica que se utiliza câmeras digitais, fotógrafos também aplicam esse tipo de fotografia.
O Senac ajuda você!
Clique aqui e faça a sua matrícula no curso FOTOGRAFIA DIGITAL
Aproveite e confira todos os cursos de ARTES disponíveis no site de matrículas.
AGORA É COM VOCÊ: VEM PARA O SENAC!
Com informações: InfoEscola