Dicas para se organizar financeiramente e retomar os estudos
dicas
Para desenvolvermos melhor nossas carreiras, precisamos estar atualizados e estudando constantemente.
Mas, como fazer para investir na sua qualificação profissional quando existem dificuldades financeiras e pessoais?
Aqui vão algumas dicas:
Segundo a fundadora do Grupo Cia de Talentos, Sofia Esteves, o primeiro passo para isso é identificar em qual assunto você quer se aprofundar e fazer uma pesquisa para entender que tipo de curso melhor supre suas necessidades.
Depois, você deve calcular quanto da sua renda você pode reservar para pagar a formação. Ter um planejamento financeiro é essencial. Faça planilhas, organize seu orçamento com os gastos de alimentação, moradia, transporte, saúde, mensalidade e materiais. Além disso, tente evitar gastos desnecessários, até que o valor da sobra seja o equivalente a mensalidade do curso, ao menos.
RENDA EXTRA
Para a especialista em educação financeira Mari Ferreira, “se ao reduzir tudo que é possível, você ainda não conseguir chegar ao valor necessário da mensalidade, será tempo de gerar alguma renda complementar. Se esperar for sua única opção, lembre-se de reservar o valor que viu que poderia economizar, assim você acelera esse processo e não cai na cilada de esperar ter dinheiro, porque não vai sobrar sozinho, outras prioridades vão aparecer”.
E você, está pensando em investir na sua formação no próximo ano?
AGORA É COM VOCÊ: VEM PARA O SENAC!
com informações do LinkedIn