Dia da mentira: 75% dos candidatos mentem no currículo
Dia da mentira
Vale mentir para conseguir uma boa vaga de emprego? Essa é uma tática utilizada por cerca de 75% dos brasileiros, de acordo com a pesquisa desenvolvida pela DNA Outplacement sobre realocação profissional.
O levantamento aponta também que as mentiras mais frequentes são relacionadas ao salário, fluência em idiomas, grau de escolaridade e cursos realizados. O Supervisor Pedagógico do Segmento de Gestão, Comércio e Comunicação, John Milthon Cruz, destaca que informações incorretas no currículo podem arruinar a carreira profissional.
“A mentira no currículo leva a quebrada de confiança entre o candidato e o recrutador, e consequentemente a eliminação imediata no processo seletivo”, revela o Supervisor.
Exagerar nas habilidades profissionais pode gerar ainda, consequências mais graves. “Informações falsas em documento oficial é crime. Se esse empregado for admitido na empresa, e no momento que for solicitado para executar uma atividade, não conseguir sendo comprovado que mentiu, ele pode ser demitido por justa causa”, alerta John Milton.
O investimento em qualificação profissional, pode ser uma solução para a falta de requisitos na busca do novo emprego. “A qualificação recoloca o profissional no mercado de trabalho, tanto dentro da empresa que atua, como para novas oportunidades”, finaliza o Supervisor.
Você deseja ter um currículo de destaque? Vem ser Senac Piauí. Clique aqui e acesse o site de matrículas.
Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba, semanalmente, nosso conteúdo exclusivo para assinantes.