Xô desemprego: saiba como entrar no mercado de trabalho
Conseguir entrar no mercado de trabalho e, consequentemente, crescer na área de atuação é o sonho de muitos, no entanto, nem todos conseguem alcançar esse objetivo.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o desemprego no país foi de 12,9%, em média, no trimestre encerrado em abril, ou seja, o número de desempregados no Brasil foi de 13,4 milhões de pessoas. As movimentações no mercado de trabalho indicam que há trabalhadores desistindo de procurar emprego diante da instabilidade econômica e das incertezas políticas.
Diante desse cenário, o Senac preparou para você dicas de como ultrapassar essa barreira e não fazer parte desses milhões de desempregados. O professor Luís Alves tem experiência na área de administração há mais de 15 anos, nos últimos quatro anos ele atua na área de Gestão e Comércio do Senac Piauí. Segundo ele, uma pessoa que quer entrar no mercado de trabalho, deve priorizar fazer um curso técnico.
“Para as pessoas que estão perdidas, eu aconselho a fazer um curso técnico em qualquer que seja a área, esse curso costuma ser o ponto de partida para a vida profissional, o importante é não se acomodar, se você fizer um curso técnico e estar numa empresa vai tomar gosto e querer crescer profissionalmente”, disse o professor.
DICAS PARA ENTRAR NO MERCADO DE TRABALHO
O professor Luís Alves separou duas dicas primordiais para quem deseja sucesso na vida profissional. A primeira dica é o autoconhecimento. “É importante que a pessoa se conheça, porque sem isso vai ficar difícil iniciar em qualquer profissão”, explicou.
A outra dica é escolher uma área que tenha afinidade, já que essa decisão fará total diferença no resultado final. “Tenha um foco, não se pode fazer um curso técnico só porque quer fazer, tem que escolher um curso que goste e queira trabalhar, dessa forma terá sucesso”, afirmou.
Luís também faz parte da equipe de professores do programa Jovem Aprendiz, onde juntamente com diversos profissionais atuam na qualificação de jovens para o mercado de trabalho. “Nós procuramos conscientizar os jovens que sem uma formação e qualificação as portas estão cada vez mais difícil conseguir um emprego”, ressaltou.
Quem concorda com o professor, é a aluna do programa Senac Jovem Aprendiz, Adriana Santos, a jovem de 16 anos aprende em sala como se portar diante de uma entrevista de emprego e principalmente se qualificar para conseguir uma vaga.
“A experiência é gratificante, pois a gente aprende aqui para aplicar no mercado de trabalho. Eu já estou pensando em crescer dentro da empresa que eu estou estagiando e quando completar meus 18 anos pretendo conseguir ser contratada e posteriormente abrir meu próprio negócio”, frisou.
Ficou interessado em entrar no mercado de trabalho? Visite uma de nossas unidades e faça um de nossos cursos profissionalizantes.
Conheça os Cursos Senac acessando:http://www.pi.senac.br
Senac mais perto de você!
#VivaNovasHistórias