Senac Piauí apresenta chef com formação internacional no Festival Gastronômico Maria Isabel
O Senac Piauí estará presente no Festival Gastronômico Maria Isabel. O evento acontece de 19 a 23 de setembro, no Teresina Shopping a partir das 14h. O festival, criado em Teresina em 2015, nasceu com a deliciosa missão de valorização da gastronomia regional e dos pequenos negócios. O Festival Maria Isabel é realizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o evento já é consolidado na cidade e, em 2018, terá com parceiro a Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança, que promove o Congresso Nacional da Associação do Restaurante da Boa Lembrança.
ESPAÇO SENAC
Para os amantes da culinária haverá a realização do Cozinha Show, espaço com chefs de cozinha nacionais e locais para troca de informações e experiências no preparo de receitas tradicionais ou releitura de clássicos da cozinha contemporânea, onde serão feitas as oficinas de culinária. As aulas são gratuitas e acontecerão entre os dias 19 e 23 de setembro das 14h às 20h, em estrutura montada a praça de eventos da entrada “6” do edifício garagem do Teresina Shopping.
Além do Cozinha Show, haverá uma espaço especial para o Senac, onde o público poderá ter informações sobre os serviços e cursos oferecidos pela instituição e os interessados poderão até mesmo fazer pré-matrículas durante o evento. Entre os serviços, o Banco de Oportunidades vai informar quais as vagas de trabalho oferecidas aos alunos egressos do Senac que facilitam a entrada no mercado de trabalho.
Durante o Festival Gastronômico Maria Isabel, o Senac vai distribuir mais de mil livros relacionados a gastronomia, os livros são da Editora Senac e fazem parte da Campanha Senac Caminhos da Leitura, cujo objetivo é incentivar a leitura.
OFICINAS E PALESTRAS DO SENAC
O Senac participa do festival com quatro oficinas gastronômicas com os chefes de cozinha: Thiego Loiola, Lourena Sérvio e Shayana Torres e, ainda, uma palestra com a consultora em alimentos Patrícia Araújo cujo tema será “Boas Práticas na Manipulação de Alimentos”.
Formada em Tecnologia em Alimentos, com especialização em alimentos e gastronomia, Patrícia Araújo já trabalhou no controle de qualidade da Solar da Coca-Cola, foi professora substituta no Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Caxias-MA e, atualmente, trabalha como consultora em alimentos no Senac.”Na palestra eu irei falar sobre os surtos alimentares e os perigos que podem prejudicar os alimentos, também vou dar algumas dicas de técnicas de manipulação para o público presente”, disse Patrícia.
O chef Thiego Loiola trabalha há seis anos como instrutor nível superior no Senac Fausto Portela, em Parnaíba. Ele ministra os cursos de Cozinheiro Profissional, auxiliar de cozinha, pizzaiolo, sushimam, saladas, panificação, salgadeiro, entre outros. Thiago vai ministrar duas oficinas gastronômicas durante o festival, o prato principal será Robalo Sertanejo e para a entrada Camarão ao Antepasto de Pimentões. “São receitas autorais com base na culinária contemporânea, elaboradas com ingredientes regionais dando ênfase aos frutos do mar na intenção e enaltecer as riquezas da belíssima porção litorânea piauiense”, disse o chefe de cozinha.
Thiego tem um rico currículo na área gastronômica, formado pela escola Senac Campos Jordão, ele tem o titulo de chef internacional (CIA- Instituto Americano de Culinária), é chef consultor do SEBRAE-PI e recebeu, em 2015, o Prêmio Nacional Dolmã, tornando-se embaixador brasileiro da gastronomia com a missão de desenvolver a culinária no Piauí. Para ele é uma honra participar do maior festival gastronômico do Estado. “Será minha primeira participação no festival, representando orgulhosamente o Senac Piauí, como empresa que tem papel fundamental na educação de profissionais. Vejo que a cada edição o evento vem ganhando maiores proporções, formando parcerias importantíssimas no âmbito gastronômico nacional, são empresas que representam muito bem o cenário gastronômico do País”, falou.
A chefe e consultora de gastronomia, Lourena Sérvio, também irá compartilhar seus dotes culinários nas oficinas do Senac. Formada em Gastronomia pela Uninovafapi, ela já participou de congressos e encontros gastronômicos. No festival ela fará o prato “Dadinhos Dourados”, o nome remete a ideia dourada do sol piauiense. “A receita é de fácil preparação, os ingredientes escolhidos são comuns na mesa dos piauienses e fácil de serem usados em casa. Farei uma versão de polenta de milho , acompanhada de um ragu de carne de sol desfiada e refogada, farei uma apresentação em mini porções, na oficina vou ensinar mais duas versões do mesmo prato com apresentações diferentes , usando os mesmos ingredientes”, pontuou.
GASTRONOMIA PARA CRIANÇAS
Merece destaque também, a realização da oficina kids com a chefe de cozinha do Senac Shayana Torres. A oficina será para crianças na faixa etária entre 6 e 12 anos e acontece no dia 23/9. Os pequenos, que devem estar acompanhadas de um adulto, terão acessos à receitas simples de preparar que poderão ser feitas em casa. As crianças também terão dicas de qualidade, segurança alimentar e manipulação de alimentos. Instrutora dos cursos de cozinha quente no Senac há cinco anos, a chef de cozinha explica como será a oficina. “Eu irei demonstrar para eles como se prepara a massa para fazer a pizza, eles irão fazer comigo e ao final irão degustar o que fizeram”, contou.
Para o diretor executivo da Abrasel, Jorge Holanda, a participação do Senac no Festival é enriquecedora. “O Senac é uma instituição que colabora com o setor gastronômico com formação de mão de obra de qualidade e capacita gestores. A participação do Senac engrandece todo o evento”, falou. No evento também reúne produtores locais como: culinaristas, cozinheiros, produtores rurais, chefs de cozinha da ARBL e convidados.
COMO PARTICIPAR
Para participar das aulas é necessário se inscrever até 15 minutos antes do seu início. As turmas são limitadas a 50 pessoas, cada aula terá em média 1h30 e serão demonstrativas. As oficinas constituem a primeira de muitas oportunidades para novos negócios.
Também será montada uma Feira Gastronômica para a exposição dos restaurantes locais que comercializarão suas criações a preços populares. Tudo será comercializado a preços populares reforçando o conceito de que o turismo gastronômico do Nordeste se constitui num importante atrativo E por fim, o Merenda por Grandes Chefs, ocasião em que profissionais de renome internacional presentes, promoverão uma ação social através da requalificação da alimentação escolar junto às cozinheiras das unidades públicas de ensino do município.
ALUNOS DO SENAC NA FEIRA GASTRONÔMICA
A coordenadora do setor de Gastronomia do Senac Piauí, Regina Coqueiro, explica que no Festival a participação do Senac vai além de oficinas e palestras, os alunos egressos e alunos dos cursos de Gastronomia terão a oportunidade de conhecer grandes empresários do setor gastronômico e conhecer chefs nacionais e internacionais. “A nossa proposta é fazer com que esses alunos tenham a experiência com nomes importantes da gastronomia. Além disso, eles terão contato com a nossa cultura local, sabendo valorizar o que o Piauí tem de melhor”, frisou.
A coordenadora afirma ainda que o público interessado em culinária, pode encontrar no Senac cursos da área como Culinária Básica Nordestina e Comida de Boteco, por exemplo.
Ficou interessado nos cursos de Culinária? Visite nossa unidade mais próxima ou Clique Aqui e confira os cursos na área de gastronomia.
Confira a programação abaixo:
Senac mais perto de você!
#VivaNovasHistórias