Ex-aluno do Senac Piauí conquista trajetória brilhante acadêmica e profissional
Contar histórias inspiradoras é a nossa maior satisfação. Dessa vez, vamos falar de um grande case de sucesso do Senac Piauí. Plácido Segundo é egresso dos cursos Montagem e Manutenção de Computadores, Windows Server e Arduíno. Hoje ele é engenheiro de software e professor de Tecnologia no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA).
Formado em Sistemas de Informação, ele é especialista em Engenharia de Software e tem mestrado em Gestão em Tecnologias da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Aos 32 anos ele conta que sempre se interessou pela área de tecnologia e atualmente se sente realizado em trabalhar com o que gosta.
“Sempre gostei dessa área. Me identifiquei desde criança, então não foi uma escolha, foi a realização de um sonho trabalhar com tecnologia. Hoje me vejo na condição de realizar o sonho de outros que como eu amam tecnologia, agora como professor”, diz o engenheiro.
PRÁTICA E TEORIA
Plácido diz que escolheu o Senac porque queria ver na prática o que ele via na teoria durante o período da universidade. “Quando eu estava me graduando era meio complicado arranjar estágio na área se você não soubesse realizar manutenção em computadores e redes. Então minha maior motivação foi aprender de forma prática o que na faculdade eu via na teoria”, explica.
Ele fala da importância de ter feito o curso técnico auxiliado ao curso superior. Para ele todos deveriam ter uma qualificação técnica. “Acho fundamental, independente do perfil profissional fazer um curso técnico como os que participei no Senac, pois nos dá uma outra visão do que é exigido no mercado de trabalho. Você está ali frente a frente com um profissional que vai te instruir de forma prática naquilo que você viu na teoria”, frisa.
“No meu caso eu pagava disciplinas como Arquitetura de Computadores, Redes de Computadores, mas na hora de realizar alguma configuração em uma rede Wi-Fi ou resolver algum problema em um servidor o aluno muitas vezes não possui aquele conhecimento técnico necessário”, pontua.
UMA ROTINA DE COMPROMETIMENTO
Plácido sempre deu preferência a fazer os cursos do Senac aos fins de semana, assim ele podia fazer seu curso superior, aliando o conhecimento da universidade com o que aprendia nos cursos. “Sempre dei preferência a realizar estes cursos complementares aos fins de semana, geralmente aos sábados. Assim eu tinha o dia para me dividir entre o estágio e meus estudos e no turno da noite ia assistir aula na faculdade”, conta.
O engenheiro compromissado ainda deu dicas para quem quer ingressar na área de Tecnologia. Segundo Plácido, começar pelos cursos técnicos é a maneira mais aconselhável de iniciar no mercado.
“Entrar na carreira de TI através de uma graduação é um passo bem grande, ousado para quem ainda não está decidido sobre o que fazer. Acredito que fazendo estes cursos técnicos de curta duração, o aluno passa a ter um noção sobre a área e obviamente terá maior respaldo para decidir o futuro de sua carreira. Conheço amigos que entraram no curso de graduação comigo e próximo da conclusão desistiram por falta de identificação com a área. Ao meu ver, um desperdício de tempo e recursos que poderia ter sido evitado”, finaliza.
Ficou interessado no Senac Piauí? Clique Aqui e confira nossos cursos disponíveis.
Senac mais perto de você!
#VivaNovasHistórias