Competição Senac revela campeões de alto nível profissional em todo o Brasil
A Competição Nacional do Senac de Educação Profissional foi um sucesso. Encerrada no último sábado (24) a cerimônia consagrou os grandes campeões da segunda edição das Competições Senac de Educação Profissional. Competidores de várias partes do país mostraram o alto nível de profissionalismo durante as provas. Puderam participar os estudantes com menos de 21 anos de idade que cursaram 400 horas em cursos de qualificação ou com formação técnica de nível médio na área.
“Mais uma vez, o evento superou todas as expectativas”, afirmou a diretora nacional de educação do Senac, Ana Beatriz Waehneldt. “Sabemos que todos aqui já estão prontos para os desafios que a vida irá apresentar. Não permitam que essa garra se perca”, disse. A diretora regional do Senac Piauí, Elaine Dias também foi conferir de perto a competição.
Em Cozinha, Rio Grande do Sul manteve a tradição e conquistou o primeiro lugar do pódio, com a competidora Sofia Lerner. Manuelle Novaski, de Santa Catarina, e Laíse Lopes, do Rio de Janeiro, ficaram com as medalhas de prata e bronze, respectivamente.
Rio Grande do Sul também foi ouro em Cabeleireiro, com Bruna Rúpolo, seguido de Sergipe, que, com a competidora Marcela Santos, conquistou a prata. O terceiro lugar ficou com Lorenna da Silva, do Rio de Janeiro.Em Cuidados de Saúde e Apoio Social, o lugar mais alto do pódio foi de Minas Gerais, estado da aluna Miriam de Paula. A gaúcha Daniela Borges ganhou medalha de prata e a catarinense Jaqueline Gonçalves a de bronze. Na ocupação de Estética e Bem-estar, os anfitriões capixabas venceram pela primeira vez, graças à excelente atuação da aluna Larissa Natalli. No pódio com ela, subiram Isadora Pereira, de SC, e Veridiana Tironi, do RS.
A última ocupação a conhecer seus vencedores foi Serviço de Restaurante. Leonardo Linhares, do RS, e Apolo Rabelo, do MA, empataram e garantiram o bronze a seus estados. Gustavo Felipe, do RN, ficou com a prata na ocupação que teve a Bahia, de Lucas dos Santos, como a grande vencedora.
Veja também: Competição Nacional do Senac é vitrine para jovens talentos de todo o Brasil
Os dois mais bem colocados em cada ocupação começam agora uma jornada de intensos treinamentos até março de 2019, quando uma seletiva vai definir qual deles seguirá para representar o Brasil na WorldSkills 2019, na Rússia. Para o diretor regional do Espírito Santo, Dionísio Corteletti, as Competições Senac de Educação Profissional deixarão um legado. “Toda essa sinergia e esse intercâmbio fortalece ainda mais a instituição e mostra a importância da educação profissional para o pais”. Os dois primeiros colocados em cada uma das modalidades dessa fase nacional vão concorrer a uma vaga para a competição mundial, a WorldSkills Competition, que será na Rússia, em 2019. A seletiva ocorrerá em março.
Confira o vídeo da Competição Nacional do Senac:
Confira abaixo as fotos da Competição: