Estudo mostra que procura por profissional inovador está em alta
Ser um profissional competente, dinâmico e com pensamento fora da caixa tem sido uma das principais dicas do Blog através de nossas matérias, agora, trazemos um dado importante da “6ª Edição do Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil”, da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), o estudo publicado em fevereiro deste ano tem como objetivo identificar como se comportou a Indústria Criativa no Brasil no período entre 2015 (ano da última publicação) e 2017, marcando as diferenças não só em relação a setores da economia como também em relação ao desempenho da Indústria Criativa no biênio anterior (2013 a 2015).
A pesquisa é publicada a cada dois anos, e mostrou que os cargos que mais se destacaram foram designer de eventos, designer de moda e analista de pesquisa de mercado que ficaram nas primeiras colocações. A pesquisa revelou que mais de 24,5 mil vagas foram criadas em todos o país entre 2015 e 2017. O mapeamento mostrou como o perfil da busca por profissionais está mudando. Houve um aumento na procura por pessoal que atua na economia digital e com a melhoria da performance de produtos e serviços, com o objetivo de atender às exigências do consumidor.
COMO SE DESTACAR NO MERCADO DE TRABALHO
Analisando empresas, o estudo mostra que para se destacar no mercado de trabalho é necessária uma visão mais focada no mercado de trabalho e orientada para o cliente. “É preciso pensar novas formas de interação com os consumidores e de uso da informação visando a um atendimento customizado, com foco nas preferências e hábitos do cliente final. As empresas têm que estar prontas para analisar e segmentar as informações disponíveis; compreender os consumidores e repensar suas formas de comunicação com o público. E aí, de novo, os criativos entram em cena, exercendo papel fundamental nesse processo de transformação do mundo dos negócios”, diz trecho do mapeamento.
Uma forma de se destacar no mercado de trabalho é investindo em conhecimento e qualificação, como por exemplo, investir no aprendizado de uma segunda língua, em um curso técnico. Um levantamento feito pela Catho (site de classificação de empregos no Brasil) em novembro de 2018 revelou que ter domínio de uma segunda língua pode aumentar seu salário em até 62%, principalmente em cargos de coordenação. E isso não quer dizer que você precisa ser fluente, basta apenas entender questões gerais e conseguir se comunicar. O inglês se tornou pré-requisito na seleção de candidatos fazendo com que um terceiro idioma passasse a ser considerado diferencial para alguns cargos.
Saiba mais: A importância de saber um novo idioma na vida profissional
No Senac Piauí, por exemplo, temos cursos em todos os níveis de qualificação. Outra forma de se destacar em meio aos concorrentes é deixar o medo e a insegurança de lado quando o assunto é inovação. Segundo um estudo feito no final de 2018 pelo LinkedIn, maior rede social profissional do mundo, quase 80% dos profissionais do país não se candidatam a vagas de emprego que gostariam ou que têm interesse. A razão mais comum foi o medo de que o novo emprego seja pior que o atual, de acordo com 18% dos respondentes.
Veja também: Medo e insegurança atrapalham na busca por um novo emprego
O Senac Piauí, além da matrícula presencial, tem a matrícula online e a agenda de cursos digital, ou seja, você pode escolher os cursos disponíveis e ainda fazer a matrícula de onde estiver. Seja um profissional inovador com um certificado reconhecido nacionalmente.
Clique Aqui e confira.