Agenda cultural: Casa da Cultura tem exposição gratuita sobre ancestralidade indígena
A Exposição “Eu, Oca” está aberta ao público na Casa da Cultura de Teresina. Com entrada gratuita, a exposição segue até o dia 29 de abril, de segunda a sexta, das 8h às 17h30, sem intervalo para almoço. A exposição traz uma percepção dos artistas: Amaral, Avelar Amorim, Mika e Rosa Prado sobre a ancestralidade indígena em um formato de pesquisa-projeto contemporâneo, tratando do distanciamento do Brasil indígena e hoje, numa tentativa de proporcionar um encontro e a reflexão sobre a aproximação entre os índios e os não índios.
“Nós queremos provocar uma reflexão em todos, colocar em pauta o motivo de haver um distanciamento entre a comunidade indígena e os que não são indígenas. Nossa exposição segue até o fim do mês para quem tiver o interesse em ver”, disse a diretora da Casa da Cultura de Teresina, Josy Brito.
Em entrevista ao Blog Senac Piauí o artista plástico, Avelar Amorim explica que trabalhar com a ancestralidade indígena foi algo trabalhoso, mas ao mesmo tempo bastante gratificante. Com mestrado em Antropologia, Avelar revela que em sua arte trabalhou a natureza, o espaço geográfico, e a figura indígena fugindo do padrão estigmatizado pela sociedade. “Infelizmente no Brasil temos essa divisão entre povos, e carregamos uma imagem do indígena estereotipada, sendo que não deve ser assim, o indígena deve ser respeitado. E para mim foi um grande prazer mostrar um pouco do meu trabalho em um tema tão relevante”, destacou.
As obras foram produzidas a partir do cotidiano, trazendo em cores e formas a intervenção humana na paisagem local e na memória. A exposição é uma parceria entre o Sesc, a Casa da Cultura e a Fundação Cultural Monsenhor Chaves.
Balé da Cidade de Teresina
E ainda continuando com a programação da Agenda Cultural do Blog, tem o espetáculo gratuito “Corpônica”, no Parque da Cidadania, neste sábado, dia 13 de abril, com duas sessões: às 18h30 e 19h30. O trabalho, criação do coreógrafo e dançarino Samuel Alvís, nasceu de uma parceria com a Orquestra Sinfônica de Teresina e foi apresentado pela primeira vez no Concerto de Natal do ano passado.
Corpônica é um espetáculo que parte dos elementos do universo musical para a dança harmonia entre partituras, melodias, afinação e movimentos. São corpos dançantes que viram partituras e os bailarinos, nesse contexto, também viram maestros e regem sua dança com os músicos.
Além destas apresentações, o Balé da Cidade levará o trabalho ao Teatro João Paulo II, zona Sudeste, 29 de abril, dentro da programação de comemoração pelo Dia Internacional da Dança.
Palácio da Música
E no domingo (14), a atração do Projeto Concertos Matinais é a Banda 16 de Agosto, que faz parte da família do Palácio da Música de Teresina. Eles apresentam o concerto “Joias da MPB”, às 11h da manhã, no próprio palco do Palácio, com entrada franca.
Você gosta de cultura? o Senac Piauí tem inúmeros cursos para fazer de você um grande artista ou produtor cultural.
No segmento de Artes, temos: Canto Coral, Dança Contemporânea, Iniciação ao Teatro, Maquiagem Cênica, Gestão de Projetos Culturais e o recém criado Balé Kids. Se você se interessa por qualificação em arte confere o link dos nossos cursos.
Clique Aqui e confira.