A educação profissional transforma e reconstrói vidas
Parceria entre Senac e TJPI proporciona a reinserção social de egressos do sistema carcerário
Contribuir para um mundo melhor através da educação profissional é um compromisso sério para o Senac Piauí, que está sempre engajado em proporcionar igualdade de oportunidades para todas as pessoas, independentemente de suas capacidades físico-motoras e perceptivas, culturais e sociais.
Dessa forma, desde 2017, o Senac é parceiro do Programa Reconstruindo Vidas e colabora com o Tribunal de Justiça do Piauí para a reinserção social de pessoas que já cumpriram uma pena criminal no sistema carcerário e estão em fase de responder a pena em liberdade. “São pessoas que após tanto tempo de reclusão, retornam ao seio familiar olhando a vida sobre outra perspectiva, de forma justa, com a intenção de mudar e precisam de um apoio para facilitar essa reintegração”, esclarece Alexandra de Oliveira, analista judiciária e psicóloga, da Vara de Execuções Penais/TJPI.
O Senac disponibiliza, sem ônus ao TJ-PI, uma vaga por turma em seus cursos de formação e aprimoramento profissional ofertados em qualquer unidade da instituição no estado. De acordo com Regina Ramos, coordenadora dos projetos sociais do Senac Piauí, em média 150 pessoas já foram beneficiadas com a parceria “prezamos pelo sigilo e tratamos com igualdade todos os participantes do Programa. Não existe identificação, eles fazem o curso no Senac e recebem o nosso acompanhamento como qualquer outro aluno”, afirma.
A parceria do Senac Piauí no Programa Reconstruindo Vidas proporciona aos participantes qualificação profissional para o mercado de trabalho e desperta talentos para a autonomia, “um ex-detento que quer mudar de vida e refazer sua história, tem que aproveitar as oportunidades que essa parceria nos dá para estudar. Fiz o curso ‘A Arte de Falar em Público’ e hoje me sinto mais confiante para falar com as pessoas”, afirma José Eufrasino, 37 anos, ex-aluno do projeto ao contar que montou um pequeno de negócio de venda de comidas e que o curso lhe proporcionou mais segurança para atender melhor seus clientes.
O Programa também colabora com o lado emocional dos participantes, resgatando a autoestima e possibilitando viver uma nova realidade. “É um Programa muito especial. Tanto eu como a minha família ganhamos a oportunidade de estudar e construir uma nova vida. Hoje minha esposa é proprietária de uma lanchonete e coloca em prática tudo o que aprendeu no Senac. A minha filha está fazendo o curso de Maquiador e já está trabalhando em um salão de beleza. Eu só tenho a agradecer ao Senac e ao TJ por essa parceria tão bonita”, relata Gilberto Cunha, 48 anos, ex-aluno do projeto.
São muitas as dificuldades para quem deseja recomeçar a vida depois de sair do sistema carcerário. Discriminação, humilhação e indiferença, são apenas algumas das situações enfrentadas por essas pessoas, que na verdade, precisam de apoio e oportunidade para se reinserirem socialmente. É justamente aí que entra a atuação do Senac Piauí com programas que impulsionam a educação profissional, o empreendedorismo e constroem novas histórias de vida e superação.