a
© Copyright Senac 2018.

Alunos de Libras conhecem 1º dicionário entre duas línguas de sinais

Alunos de Libras

Acessibilidade, Inclusão e regionalismo marcaram a apresentação do Dicionário Visual da Língua de Sinais de Várzea Queimada (CENA), primeiro dicionário do entre duas línguas de sinais, produzido no Povoado Várzea Queimada, zona rural de Jaicós, interior do Piauí.  O evento que aconteceu na última quarta-feira (11/04), no auditório do Senac Centro.

Diversos pesquisadores colaboraram no desenvolvido do dicionário, para preservar a língua CENA. A Coordenadora Adjunta do projeto, Nádia Araújo, destaca que o evento foi fundamental para dar visibilidade a língua aos alunos de libras.

“Esse momento de apresentação aos alunos é essencial para dar visibilidade a línguas de sinais, principalmente, a CENA que é genuinamente piauiense, além de valorizar a identidade e da cultura da comunidade”, disse a pesquisadora.

O instrutor do Senac do Curso Técnico em Tradução e Interpretação de Libras, Iago Veras, que também participou da construção do dicionário conta sua experiência como editor. “Fiquei responsável pela edição, análise e comparação dos materiais ligando à Língua de Sinais e a Língua CENA, um trabalho muito gratificante que apresentei para os alunos conhecerem essa linguagem piauiense”, revelou o instrutor.

Para o aluno da Turma de Libras, Mateus Silva, o evento contribuiu para o conhecimento da variedade cultural da comunidade surda piauiense. “Para nós, que compomos a comunidade surda é importante saber que existe também uma pluralidade de cultura dentro da comunidade surda aqui em nosso estado”, afirmou o estudante.

Saiba mais sobre o Dicionário CENA

O dicionário surgiu do projeto de pesquisa intitulado “Léxico e gramática da CENA: a língua dos surdos da várzea Queimada (PI)”. A obra conta com tradução em libras, português e inglês.

A língua CENA é considerada autóctone, ou seja, criada sem a influência de uma outra língua, e está em uso, por aproximadamente, 70 anos e as visitas à comunidade começaram em 2017.

O Senac Piauí está com matrículas abertas para o Curso Técnico em Tradução e Interpretação em Libras, nas Unidades Senac Teresina Centro e Parque Piauí. Ficou interessado? Preencha o formulário abaixo e saiba mais!

Siga as nossas redes sociais:

 @senacpiaui

 Senac Piauí

 Senac Piauí

📬 Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba, semanalmente, nosso conteúdo exclusivo para assinantes.

Compartilhe