Atriz global, Mariana Xavier, fala sobre a importância da formação técnica em Artes
A atriz global Mariana Xavier esteve em Teresina para apresentar, com o ator Paulo Matias, a peça “Último Capítulo”, que esteve em cartaz no último sábado (6/10) no Theatro 4 de Setembro. Em entrevista ao Blog Senac Piauí, Mariana contou um pouco sobre sua história nos palcos e falou da importância dos cursos técnicos quando o assunto também é cultura e arte.
Mariana fala ao Blog Senac Piauí que acha incrível ter qualificação profissional. Para ela, quem está buscando capacitação é o caminho certo. “Eu nunca fiz faculdade de Teatro, o que aprendi foi através de cursos, oficinas que eu participava, nunca desisti. Eu acho que tudo que nos capacite é válido. Os cursos técnicos hoje em dia ajudam a pessoa a seguir seu sonho, e a entrar no mercado de trabalho cada vez mais rápido”, diz a atriz.
O INÍCIO DA CARREIRA
A história de Mariana com os palcos começou cedo, aos nove anos de idade. Mariana nasceu no Rio de Janeiro, em 1980, na Tijuca. Apaixonada por televisão ela foi figurante na novela “Top Model” e dizia que queria ser atriz quando ficasse adulta. “Eu comecei no Teatro, com o tempo fiquei conhecida nacionalmente após minhas atuações em peças como “Minha Mãe é uma Peça”, por exemplo. Passei a atuar mais em novelas ou filmes, agora com a peça “Último Capítulo” eu tenho a oportunidade de voltar a fazer o que comecei no início da minha carreira”, explica.
A atriz já participou de diversas oficinas e cursos na área teatral. Integrou as Oficinas de Criação de Espetáculo (de Ernesto Piccolo e Rogério Blat), fez Oficina de Técnica Vocal com a Armazém Cia de Teatro, Dramaturgia Corporal com a professora Maria Pia Scognamiglio e, após participar com grande sucesso da primeira edição do Festival Criação Teatral Volkswagen, fundou com seus companheiros de palco a Cia Escaramucha de Teatro, da qual participa há 10 anos como atriz e produtora.
Mariana estudou interpretação para TV e cinema na escola ArtCênicas, de Antônio Amâncio, com o diretor Ignácio Coqueiro. Fez aulas de canto com grandes nomes como Jorge Maya, Gilberto Chaves, Pedro Calheiros, André Gabeh e Dani Calazans, e de ballet, jazz e sapateado na Pas-de-Deux Escola de Dança. Em 2007 passou a dedicar-se exclusivamente às artes cênicas.
DICAS DA ATRIZ PARA O LEITOR DO BLOG
Ainda em entrevista ao Blog, Mariana dá dicas para quem sonha em ser atriz ou ator. Segundo ela, antes de tudo é importante que a pessoa seja apaixonada pela área. “Minha dica é analisar se realmente ama o que faz e isso não vale apenas para o teatro ou cinema. Se você ama o ofício, você vai se sentir feliz fazendo aquilo”, frisa.
Ela também explica sobre como é lidar com a fama e alerta quem pensa em entrar no teatro por conta disso. “Muitas pessoas querem seguir a carreira teatral pensando apenas na fama, sendo que isso não é o mais importante, a fama nem sempre é bom como as pessoas pensam. Se você ama o que faz, vai fazer tudo que está ao seu alcance para se sentir bem. E claro, sempre falo que é importante saber o próximo passo em tudo que fazemos, assim não é pego de surpresa”, finaliza.
Gostou da nossa entrevista com a atriz Mariana Xavier? Então Clique Aqui e conheça nossos cursos de Teatro.
Senac mais perto de você!
#VivaNovasHistórias