Conheça o coletivo audiovisual piauiense que tem chamado a atenção do Brasil
Conheça o coletivo audiovisual piauiense que tem chamado a atenção do Brasil.
Saiba mais sobre o Laboratório e Núcleos de Produção Audiovisual – LabCine.
O coletivo LABCINE existe desde 2015 e foi criado por alunos do curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Piauí que faziam juntos o curso de Introdução ao Cinema do Monteiro Júnior, da Casa da Cultura.
Depois de muitas experiências de audiovisual, em 2017 o coletivo realizou o primeiro curta-metragem. “O coletivo foi fundamental na mudança de rota da produção de audiovisual do curso de Comunicação da UFPI. Na verdade, nos encorajamos os alunos a fazer essa disruptura que colocava o modo de produção dentro de uma caixa. Qualquer movimento criativo nesse sentido acaba inspirando, estimulando e revelando novos produtores.”, diz Milena Rocha do LabCine.
Todos os projetos que o coletivo desenvolve são colaborativos, por meio de empréstimos, parcerias, apoios, e contemplações. O coletivo hoje é formado por estudantes, pesquisadores, professores, entusiastas, realizadores e produtores do Piauí e Maranhão.
Como funcionam as produções do LabCine
Todos os projetos que o coletivo desenvolve são colaborativos, por meio de empréstimos, parcerias, apoios, e contemplações. Qualquer membro da Comunidade pode desenvolver, estruturar e organizar o seu projeto, apresentando aos demais membros presentes, formando um Núcleo para produção por meio de laboratórios. O coletivo hoje se constitui em sua maioria por estudantes, pesquisadores, professores, entusiastas, realizadores, produtores da capital e interior do Piauí e Maranhão.
A comunidade funciona através de fóruns online os participantes trocam textos, compartilham informações e marcam as reuniões presenciais. Através WhatsApp e Facebook onde os participantes trocam textos, compartilham informações e marcam as reuniões presenciais.
Em 2018, ano de maior efervescência nas produções, o coletivo LabCine realizou quatro filmes com selo LABCINE. ”Esses filmes deram um retorno muito grande para nós, até hoje. Tanto em seleções em Mostras e Festivais, como premiações e editais. Foi um momento de extrema experimentação. Tudo foi feito nos moldes pós-industriais de produção, que não se assemelham tanto com mercado do cinema, algo mais independente e não hierárquico, uma forma em que todos contribuíam nos vários setores da produção e exerciam mais de uma função dentro daquela produção. E foi assim que o coletivo começou a se configurar. Começamos a pensar formas de fomentar no campo da cine-educação. Oficinais, cursos, workshop, cineclub no Museu do Piauí, grupos de leitura. O LABCINE começou a instigar pessoas a terem interesse em obras Piauienses e Maranhenses, tanto para assistir como para realiza-las.’” declara Weslley Oliveira.
Projetos:
GERAÇÃO FUTURA 2018
Iniciativa da Fundação Roberto Marinho /Canal Futura que oferece a estudantes de
Comunicação Social a oficinas dentro da mídia televisiva, através de cursos e oficinas
de audiovisual durante,15 dias de imersão no Canal Futura.
• “Luz do Sol” – interprograma sobre acesso a eletricidade no Piaui.
GLOBOLAB 2019
Projeto que seleciona 10 duplas de realizadores audiovisual de todo o Brasil para
passar uma semana na redação do Profissão Repórter. A vídeo reportagem foi
selecionada para o projeto virou pauta do programa e foi exibida na grade de
programação da Tv Globo.
• “vento pra quem ?” Impacto de Grandes Projetos no Piauí.
LAB COMUNICADORES DO FUTURO 2020.
Em um curso de Introdução a produção de narrativas audiovisuais em realidade
imersiva/360º e da linguagem Afrofuristica. Realizado pelo Gato Mídia, organização
de mídia independente.
• “Som da Pele ” Roteiro de realidade virtual pensado com pessoas surdas.
Prêmios:
Reação do Gueto” (2017)
selecionado para diversas mostras nacionais e vencedor na categoria melhor filme pelo Júri Popular do 12º Festival de Cinema e Vídeo dos Sertões e como melhor filme na 1º Mostra Fale de Cinema.
Píer do Poty (2017)
Menção Honrosa no Circuito Penedo de Cinema
Seleção Oficial no 43º Festival Guarnicê de Cinema
“O Pranto do Artista” (2018)
Premiado como melhor filme no 12º Visões Periféricas no Rio de Janeiro e como melhor filme maranhense no 42º Guarnicê Festival de Cinema pelo júri técnico.
“Mulheres de Visão” (2018)
premiado com o troféu de melhor direção no Festival Universitário da Bahia e melhor documentário no Toró Festival de Cinema, em Belém.
Edital de coprodução “Mostra empodera-2018”
-Festival Parada de Cinema, Teresina(PI).
Melhor direção(2018)
Filme “Mulheres de visão”
festival Cine Virada cachoeira-BA.
Melhor Filme(2018)
Documentário “O Pranto do Artista”
Festival Visões Periféricas -Rio de Janeiro(RJ).
Websérie Caju Pinga Fogo (2019)
selecionada para o Rio Web Fest, no Rio de Janeiro concorrendo nas categorias Melhor websérie, melhor roteiro, melhor abertura de websérie.
Contatos:
contatolabcine@gmail.com
https://vimeo.com/labcine
instagram:@labcine
#Senacpiauíapoiaessaideia
#SenacPiauí
#CursosTécnicosSenac
Veja também!
Confira os destaques dos cursos Remotos de Gestão.
A hora é agora! Últimas vagas para os cursos remotos em destaques no Senac Piauí.