Como criar ambientes de trabalho mais criativos
É HORA DE CRIAR!
A criatividade nos permite repensar e estimular as ideias que revolucionam o mundo.
Afinal, o que seria da vida se não tivéssemos a capacidade de transformar, rearrajar e criar o que está ao nosso redor, física e mentalmente? Muito pouco, ao certo.
No âmbito profissional, a criatividade também é indispensável!
Ter um ambiente que estimula a criatividade é essencial para empresas que buscam ser inovadoras. Muitos profissionais com excelentes ideias podem decidir não compartilhá-las caso se sintam desestimulados pela empresa. Por outro lado, colaboradores que sentem segurança para serem criativos em seu ambiente de trabalho, além de entregar melhores resultados, se sentem valorizados e reconhecidos.
Os neurobiologistas afirmam que e a criatividade aumenta os níveis de dopamina no nosso cérebro (a molécula da motivação, foco e produtividade), sendo perfeita para combater aqueles dias cinzentos e letárgicos. Por isso, se permita a desenhar, pintar, ler, ouvir música, qualquer atividade que desencadeie o seu processo criativo!
Mas, como ir além do óbvio e criar ambientes de trabalho mais criativos?
Atenção para as dicas:
1- Contrate um time diverso. Perspectivas diferentes são ótimas para gerar novas ideias e soluções mais criativas. Dessa forma, sua equipe. Lembre-se que a criatividade parte da conexão de repertórios, então construa sobre as ideias dos outros. Nesse caso, quanto mais, melhor.
2- Abra espaço para ideias ousadas. Só assim, a equipe consegue sair da caixinha para inovar. Dessa forma, todos são estimulados a pequenas doses de criatividade nas tarefas diárias, já que se sentem abertos para explorar novos conceitos e sugerir novas propostas.
3- É importante também se afastar da tela e mergulhar no trabalho físico real. Utilize post-its, canetinhas e papéis. Caso seu trabalho seja remoto, tire pequenos intervalos para relaxar a mente.
Anota essas dicas e não perca nosso conteúdo aqui no blog!
Com informações da WeCare