Continuar planejando a vida cria boas energias
Durante esse tempo que estamos em recesso ou em quarentena para conter a pandemia do coronavírus, podemos perceber o quanto o planejamento é importante em nossas vidas e a falta que ele faz.
A maior parte das pessoas costumam praticar apenas planejamento financeiro, pois é possível obter retorno em curto prazo e fica cada vez mais fácil controlar as finanças. Mas em nossa vida temos outros valores muito importantes e que devemos cuidar sempre como, família, crescimento profissional, sonhos e outros objetivos, por isso é tão importante um planejamento completo da sua vida.
Convidamos o psicólogo e também instrutor do Senac Piauí, Jaelton Jackson, para falar sobre a importância de encarar esse momento como uma fase de crescimento e aproveitar o tempo para rever alguns pontos importantes “devemos encarar esse período como uma chance de rever as nossas metas, valores e objetivos. É válido também alinharmos ou construirmos o nosso planejamento de vida, criando boas energias que irão nos fortalecer nesse momento de isolamento social”.
Para começar, você pode rever as metas que foram traçadas no início do ano, seja para dar um “start” ou traçar novas estratégias, mas o psicólogo alerta “esse momento que estamos enfrentando, está além do nosso controle. Então, tenha em mente que você pode e deve ser flexível com você mesmo, suas metas podem ser adiadas, mas não podem ser canceladas”.
Por estarem mais ociosas é comum e natural que a ansiedade se manifeste ou se eleve, no caso de pessoas que já sofrem com essa doença. Para lidar com a ansiedade nesse momento, Jaelton dá algumas dicas para os leitores do Blog Senac Piauí:
– Filtre as notícias que você recebe, nem tudo é verdade. Pesquise melhor e certifique que a informação veio de uma fonte confiável
– Converta os pensamentos negativos, em pensamentos positivos. Faça esse exercício diariamente e assuma o compromisso de sempre pensar positivo diante das situações difíceis
– Procure focar em coisas que você gosta de fazer, mas estavam esquecidas ou que você estava dedicando menos tempo como: ver filmes, ler bons livros, ouvir músicas, etc
“Viva o presente. Não se preocupe tanto com o futuro, isso tudo vai passar. Aproveite esse momento para resignificar, crescer, evoluir e procurar promover mudanças significativas na sua vida”, enfatiza o psicólogo e instrutor do Senac Piauí.