Culinária afetiva é tendência no mercado de gastronomia
As pessoas buscam se identificar em tudo o que consomem. Nesse sentido, a culinária afetiva conquista cada vez mais adeptos por resgatar boas memórias através da gastronomia.
Pode ser uma lembrança de uma receita de molho que sua avó costuma fazer, de uma sobremesa que remete um momento marcante na sua adolescência, do primeiro jantar romântico que você teve com alguém que ama, etc.
Unir técnicas gastronômicas, emoção e suas referências ao longo da vida é o grande desafio para quem pratica a cozinha afetiva. Para isso, é preciso uma sensibilidade a mais do que a “exigida” na correria da produção das comidas instantâneas.
Maior que o desafio, no entanto, é a satisfação de quem cozinha ao transmitir emoção e nostalgia para o consumidor, seja cliente, parente ou amigo.
“A experiência é incrível, a cozinha afetiva normalmente vai remeter a memórias de infância, de momentos felizes que você viveu, ela tem esse poder”, afirma Marília Folha, instrutora do Senac Piauí.
Por isso, a culinária afetiva tem hoje uma forte e crescente demanda no mercado.
A instrutora, que atua profissionalmente há 11 anos no Segmento de Gastronomia, acredita que esse destaque se dá pelo prazer que temos ao nos sentirmos acolhidos e “em casa” através de uma experiência culinária, ao contrário da agitação e ansiedade que a cultura das comidas rápidas nos traz.
“No meio de tanto fast food nesse mundo frenético, a culinária afetiva leva cada um para suas raízes, que é onde o ser humano realmente gosta de estar, como estar em volta de uma mesa com a família, com amigos reunidos, experimentando uma boa comida, aquela feita com amor”, afirma a instrutora.
Por isso, o “pulo do gato” desse nicho de mercado é despertar o desejo do consumidor em continuar tendo experiências gastronômicas que o lembrem diversos instantes, culturas ou pessoas memoráveis que passaram por sua vida.
Muitos empreendimentos passaram a apostar nesse conceito de comfort food, apostando na sua capacidade de dar conforto e bem-estar.
Quer levar a cozinha afetiva para o seu negócio e conquistar clientes fiéis? Se liga nessas dicas:
- Invista em ingredientes locais e orgânicos.
- Aposte em receitas com um estilo mais caseiro.
- Escute o feedback dos clientes sobre o que você está oferecendo, se realmente está sendo uma experiência de culinária afetiva
- Crie um ambiente acolhedor, no atendimento, decoração e disposição da mesa do cliente.
COMIDA TAMBÉM PODE SER CASA
Para fugir dessa mecanização das refeições, é importante que a comida seja também um lugar de reconhecimento e boas lembranças.
Para Marília, instrutora do Senac e apaixonada por gastronomia, a comida tem um poder tão significativo que é capaz até de conectar lembranças familiares que você nem lembrava que tinha.
“O café com leite da minha avó me traz muita saudade. Um dia eu tomei um café com leite e me emocionei tanto, porque eu lembrei do que ela fazia quando ainda estava presente aqui, e então essa experiência me fez voltar vários anos na minha vida. Depois disso, acabei lembrando de outas comidas que minha avó fazia”, relata Marília com muita nostalgia.
Viu como a cozinha afetiva é linda e cheia de possibilidades? Invista nesse nicho que está em alta!
Clique aqui e confira nossas oportunidades de qualificação no Segmento de Gastronomia.
Confira também as últimas vagas disponíveis para o 3º trimestre.
Vem para o Senac Piauí
Escreva o seu futuro