Cultura: confira os ganhadores do troféu os melhores do ano do teatro piauiense
Criado em 2012, o Troféu Os Melhores do Ano do Teatro Piauiense vem com o intuito de premiar os melhores artistas da cena cultural piauiense. Em 2018, o prêmio teve 15 categorias, entre elas as de Melhor Ator e Atriz, Atriz Revelação, Melhor Diretor e Melhor Espetáculo. A premiação aconteceu no dia 21 de novembro, no Theatro 4 de Setembro.
Em sua 7° edição, 13 espetáculos concorreram nas vertentes teatrais de rua, palco italiano, monólogo e infantil. Em entrevista ao Blog Senac Piauí o produtor da premiação oficial, Edson Júnior explicou que a cada ano é formado uma curadoria e comissão julgadora que assiste e avalia os espetáculos. “Ser produtor da premiação oficial do estado à arte do teatro proporciona conhecer e circular entre todos os grupos e coletivos. Uma satisfação imensa de poder coordenar a entrega da estatueta mais esperada do teatro. Além de ver os colegas disputando, ganhando ou não, é bom ver todos se alegrando com os resultados e torcendo”, disse Edson.
Foram indicados três espetáculos em cada categoria, os destaques foram: “Quatro homens jovens com muita experiência. Creia” do Grupo Escalet, de Floriano. “Pinóquio e Gepeto ao sabor do vento”, do Coletivo Piauhy Estúdio das Artes, em Teresina e “Entre cães e ratos”, do Coletivo Cabaça, em Parnaíba.
ATRIZ HOMENAGEADA
O produtor contou ao Blog que a atriz Lorena Campelo, homenageada pelo prêmio, tem 43 anos de carreira e evidencia o que tem de melhor na arte de representar”, falou.
O produtor cultural Antoniel Ribeiro ganhou o prêmio de Produtor Destaque do ano de 2018. Essa já é a terceira premiação dele. “Para mim o mais importante foi o reconhecimento pela classe artística, fiquei muito honrado em ter sido premiado. Esse prêmio eu dedico a todos os produtores do Piauí, minha família, amigos e também à imprensa piauiense, que sempre me deu apoio, ajudando na divulgação dos meus espetáculos. Quero trabalhar mais ainda para que no próximo ano eu continue na competição”, frisou.
GRUPO TEATRAL GANHA CINCO CATEGORIAS
Outro premiado foi o ator, diretor e dramaturgo César Crispim, do grupo Escalet de Teatro de Floriano que ganhou em cinco categorias: melhor dramaturgo, melhor cenário, ator revelação, melhor diretor e melhor espetáculo. Crispim foi premiado pelo texto “Quatro Homens Jovens com Muita Experiência Creia”.
Eduardo Crispim tem uma história de 32 anos com o teatro piauiense. Fez parte da criação de eventos importantes na área teatral do Piauí, como o Festival Nacional de Teatro, Encontro Nacional de Cinema e Vídeo de Sertões e a Paixão de Cristo, encenada nos últimos 24 anos. O texto, com o qual foi premiado, é de sua autoria. Em entrevista ao Blog Senac Piauí Crispim explicou que o espetáculo é uma comédia que conta a história de quatro homens do mundo tecnológico.
“A plateia se vê no palco, isso que é o mais fantástico do espetáculo. A peça mostra como estamos vivendo e estimula o telespectador acessar o celular durante a peça inserido no universo da tecnologia durante uma hora e quarenta minutos de espetáculo. Essa premiação mostra o resultado do que temos construído ao longo dos anos, isso prova que, de certa forma, estamos em um bom caminho. O Piauí precisa de artistas que escrevam peças teatrais e que promovam a cultura no nosso estado”, finalizou.
Confira abaixo a Lista Oficial dos Premiados 2018 – Ano Lorena Campelo
Melhor Dramaturgo – Piauiense ou Residente
César Crispim por “Quatro Homens Jovens com Muita Experiência. Creia”.
Melhor Iluminação
Renato Caldas por “O Bicho Papão” – Mosay Grupo de Teatro – Teresina/PI
Melhor Sonoplastia
Elinaldo Nascimento, Pamela Cristiana e Filipe Silva por “Pinóquio e Gepeto ao Sabor do Vento” – Coletivo Piauhy Estúdio das Artes – Teresina/PI
Melhor Figurino
Silmara Silva por “Pinóquio e Gepeto ao Sabor do Vento” – Coletivo Piauhy Estúdio das Artes – Teresina/PI
Melhor Cenário
César Crispim por “Quatro Homens Jovens com Muita Experiência. Creia” – Grupo Escalet de Teatro – Floriano/PI
Melhor Maquiagem e Caracterização
Annysia Carvalho e Kayron Rugell por “Flor de Mandacaru” – Giramundo Produções Artísticas – Floriano/PI
Produtor Destaque do Ano
Antoniel Ribeiro
Empresa Incentivadora
Floricultura Li
Grupo Destaque do Ano
Coletivo Cabaça – Parnaíba/PI
Melhor Ator Revelação
Edson Oliveira em “Quatro Homens Jovens com Muita Experiência. Creia” – Grupo Escalet de Teatro – Floriano/PI
Melhor Atriz Revelação
Jessie Jéssica em “A Mensagem do Salmo” – As Petúnias Grupo de Teatro – Teresina/PI
Melhor Ator
Carlos Aguiar em “Pinóquio e Gepeto ao Sabor do Vento” – Coletivo Piauhy Estudio das Artes – Teresina/PI
Melhor Atriz
Erica Anunciação em “Pinóquio e Gepeto ao Sabor do Vento” – Coletivo Piauhy Estudio das Artes – Teresina/PI
Melhor Diretor/a
César Crispim por “Quatro Homens Jovens com Muita Experiência. Creia” – Grupo Escalet de Teatro – Floriano/PI
Melhor Espetáculo
“Quatro Homens Jovens com Muita Experiência. Creia” – Grupo Escalet de Teatro – Floriano/PI
O Senac Piauí parabeniza os ganhadores do Troféu Os Melhores do Ano do Teatro Piauiense!
Você também quer ser um artista? Conheça o segmento de cursos de Artes do Senac. Acesse: www.pi/senac.br
Senac mais perto de você!
#VivaNovasHistórias