Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas
Hoje, 16 de março, é celebrado o Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, em alusão ao Protocolo de Kyoto que aconteceu nesta data, em 1998, e foi reconhecido como o pacto internacional articulado entre países desenvolvidos para redução das emissões de gases do efeito estufa, especialmente CO2. A data só foi criada pela lei nº12.533 de 2011.
Em um mundo onde os impactos negativos do aquecimento global são inevitáveis, todas as iniciativas de proteção ao Meio Ambiente são bem-vindas. Segundo o relatório de fevereiro de 2022 do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), o colapso do ecossistema e a extinção das espécies estão entre os perigos inevitáveis que enfrentaremos nos próximos 20 anos por causa do aquecimento global.
As mudanças climáticas constituem um dos mais graves desafios a serem enfrentados neste século, em função das consequências que o aquecimento global traz: a elevação do nível do mar devido ao derretimento das calotas polares, a ocorrência de eventos climáticos extremos com maior frequência, o desaparecimento de ilhas e cidades litorâneas. Tais mudanças produzirão severos impactos no modo de vida de populações em diversas partes do mundo, além de afetar fauna e flora, causando a extinção de diversas espécies. O registro de vários recordes de temperatura, bem como a maior incidência de eventos climáticos em vários países atestam que há efeitos das alterações nas condições climáticas que já se fazem sentir na atualidade.
Em todas as escalas há algo urgente a ser feito, cuidados, empresas, instituições e órgãos públicos em nível local, regional, nacional e global.
SENAC SUSTENTÁVEL
O Ecos é um programa de sustentabilidade corporativa, que consiste em um conjunto de ações planejadas e checadas continuamente, para a mitigação dos impactos, ou seja a intervenção humana com o intuito de reduzir ou remediar um determinado impacto ambiental, nocivo relacionados às atividades das instituições, que possam representar riscos ao meio ambiente ou à sociedade. Para o desenvolvimento do programa, existe grupos gestores, em cada Unidade, que são responsáveis pelo desenvolvimento de ações e por estabelecerem uma importante rede de troca de informações.
Em cada Unidade do Senac, existem grupos gestores responsáveis pelo desenvolvimento de ações do Ecos e por estabelecerem uma importante rede de troca de informações.
Pega a visão: vem para o Senac!
Com informações dos sites Ecodebates e CentroClima