Economia Solidária: como empresas podem gerar impacto positivo no mundo
Economia Solidária
Fonte: Nubank
Quem já abriu uma empresa ou sonha com o negócio próprio sabe que os primeiros passos costumam dar trabalho.
É preciso decidir, inicialmente, o modelo de negócio que faz mais sentido para você.Um desses modelos traz a proposta de gerar um impacto positivo no mundo e vêm ganhando destaque: os empreendimentos de economia solidária.
O QUE É ECONOMIA SOLIDÁRIA?
A economia solidária pode ser definida como um conjunto de atores sociais e econômicos que se organizam a partir da experiência de autogestão e de cooperação, respeitando a natureza e praticando o comércio justo e o consumo consciente e solidário.
Três pilares.
Basicamente, a economia solidária se organiza de acordo com três princípios: autogestão, cooperação e solidariedade entre pessoas e meio ambiente.Como assim?
Isso significa que a gestão de um negócio solidário funciona de forma horizontal. A empresa não tem um dono, por exemplo. Nesse modelo, todos os trabalhadores atuam como sócios e têm o mesmo peso na tomada de decisão. O dinheiro que entra no negócio é compartilhado ou reaplicado nas necessidades do próprio empreendimento.E a natureza?
A relação com o meio ambiente e as comunidades no entorno do negócio também é considerada. A ideia é reduzir ao máximo o impacto na natureza. É necessário muito estudo para manter uma harmonia ambiental e social do lugar onde eles foram criados.
COMO O CONCEITO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA FOI CRIADO?
Tudo começou no século XIX, em Rochdale, uma cidade na região metropolitana de Manchester, Inglaterra. Foi lá que nasceu a primeira cooperativa de consumo de que se tem registro, em meados de 1844. Cooperativas de consumo são aquelas que oferecem aos associados produtos a preços menores. Eles conseguem chegar em valores mais baixos porque fazem uma grande compra em comum, tipo um atacado. Os inventores dessa cooperativa são chamados de Pioneiros de Rochdale. Esse movimento, feito de forma coletiva entre trabalhadores, surgiu como uma resposta às demissões causadas pela criação das máquinas a vapor, durante a Primeira Revolução Industrial. Eles deixaram um legado que é seguido por cooperativas em todo o mundo até hoje.
Aqui no Senac, a gente tá de olho no novo modelo do mercado de trabalho.
E você, quer inovar ser destaque? Vem com a gente!
Cursos disponíveis no Segmento de Comércio:
Analista de Marketing em Mídias Sociais
A Arte de se Comunicar e Vender Mais