Europa aposta em cursos técnicos para qualificação
O ensino técnico tem sido a chave para muitos que veem na profissionalização uma oportunidade de ingressar no mercado de trabalho no mundo. Em países mais desenvolvidos como Alemanha, Dinamarca, França e Portugal, mais da metade dos alunos do ensino médio cursavam ensino profissional. Dados de 2015 do Centro Europeu de Desenvolvimento da Formação Profissional mostram que, num cenário global, países mais desenvolvidos como a Áustria e a Finlândia, por exemplo, o número de jovens que estava no ensino médio e cursava o ensino profissional era em torno de 70%, enquanto no Brasil, dados do Censo Escolar da Educação Básica de 2017 mostram que apenas 11,1 % estavam matriculados em programas de formação profissional. O Senac é uma aposta brasileira no ensino profissionalizante e está pronto para mudar o mercado de trabalho aumentando o percentual de pessoas interessadas em qualificação.
O Brasil tem caminhado nessa direção, já que a nova Base Nacional Curricular (BNCC), aprovada em 2017, propões a inserção de disciplinas mais técnicas no currículo escolar que ajudarão os jovens a se preparem para o mundo do trabalho. Para Anatércia Matos, supervisora pedagógica do Senac Unidade Miguel Sady, em Teresina, a maioria das pessoas procura a educação profissional, por conta da formação técnica, qualificação profissional e dos aperfeiçoamentos em cada área. “Vivemos uma tempo em que o mercado de trabalho está cada vez mais exigente, temos muitos casos de pessoas que terminam uma graduação e não conseguem um emprego, muita vezes por falta de experiência no mercado de trabalho. Aqui no Senac temos vários cursos com alunos que já tiveram experiências em outras áreas, mas não se identificaram e viram nos nosso cursos e segmentos uma oportunidade de obter sucesso”, disse a supervisora.
ENSINO DE QUALIDADE
Anatércia garante que o curso técnico é uma qualificação mais imediata que reúne teoria e prática. “É algo que a pessoa procura porque precisa ser inserida no mercado de trabalho para atender às vezes até uma necessidade financeira”, acrescentou. Ela disse ainda que no início o ensino técnico veio para atender uma demanda de urgência, mas hoje, além disso, engloba também uma escolha e identidade profissional e, principalmente, uma empregabilidade mais rápida.
“Cursos como Técnico em Enfermagem e Libras, garantem trabalho a nossos alunos antes mesmo de serem concluídos, pois no estágio alguns aluno já chamam a atenção das empresas que querem ter em suas empresas profissionais qualificados”, frisou Anatércia.
De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) há uma necessidade de promover a educação e formação técnica e profissional no Brasil para preparar a juventude para o mercado de trabalho, ou seja, o ensino técnico tem o aval até mesmo de quem mais entende de educação.
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
O Senac também traz a oportunidade de reduzir o número de milhões de desempregados através de uma qualificação profissional. Os desempregados no país hoje somam 13,2 milhões de pessoas, segundo dados são da Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios (Pnad) divulgados pelo IBGE em abril deste ano. A pesquisa mostrou que o nível de ocupação dos brasileiros caiu, ou seja, mais pessoas estão inativas com relação ao mercado de trabalho.
REALIZANDO SONHOS
Pensando nisso, pessoas de todas as idades investem na educação profissional para combater o medo do desemprego. Manuelle Sousa Oliveira tem 18 anos, ela concluiu o ensino médio e sempre se interessou pela área de saúde, por isso escolheu fazer o curso técnico de Enfermagem no Senac, a jovem pretende fazer o curso superior na área, mas preferiu começar logo pelo técnico para além do conhecimento, adquirir também a prática na área que quer seguir na vida profissional.
“Eu escolhi o Senac porque, além de ter uma ótima credibilidade, nós temos uma grande estrutura com profissionais qualificados. Escolhi enfermagem, pois a área sempre me atraiu, pretendo fazer o curso superior e fazer concurso para trabalhar na área infantil”, falou. Na sala de Manuelle há 21 alunos, todos com o objetivo de terminar o curso e já ir direto para o mercado de trabalho. A supervisora, Anatércia disse que em todos os cursos do Senac há a vivência no mercado de trabalho.
“Aqui nossos alunos têm a oportunidade de não só estudar, mas também de praticar, preparamos cada um para enfrentar a concorrência e conseguir um emprego, sempre que iniciamos uma turma perguntamos porque os alunos escolheram o Senac e eles sempre falam que é por conta da credibilidade, do conteúdo e profissionais qualificados. No Banco de Oportunidades, por exemplo, nossos ex-alunos têm conexão com as vagas de trabalho, porque as empresas procuram os nossos egressos, pois sabem da nossa ótima qualificação”, finalizou.
Ficou interessado em fazer um curso técnico? Visite nossa unidade mais próxima ou Clique Aqui e veja a lista de vagas para os nossos cursos técnicos e se inscreva.
Senac mais perto de você!
#VivaNovasHistórias