Faça uma pausa no trabalho e alongue-se!
O home office foi a solução adotada por muitas empresas para dar continuidade ao trabalho, enquanto preservam a saúde dos funcionários e evitam a disseminação do coronavírus.
A realidade do dia a dia de trabalho agora está na casa de milhares de pessoas no mundo inteiro. Isso significa que alguns hábitos da nossa rotina diária apenas mudaram de endereço, como passar longas horas sentado em frente ao computador.
Manter-se concentrado em casa é um grande desafio. Então, não deixe que o comportamento sedentário entre em cena para tirar a sua produtividade e confira as dicas que o Blog Senac Piauí preparou para você.
Para começar, que tal espreguiçar esticando braços, pernas e as costas? O ato de espreguiçar pode ser considerado um breve aquecimento para os alongamentos que virão em seguida.
Faça cada posição dos alongamentos citados abaixo por 20 segundos:
1 – Com o braço direito esticado na horizontal para o lado esquerdo, segure-o com o braço esquerdo na vertical. Repita o movimento invertendo os braços.
2 – Agora, puxe o braço levemente por trás da cabeça, formando um triângulo com o cotovelo na altura do topo.
3 – Alongue o pescoço puxando a cabeça com o braço direito para o lado direito e em seguida repita o movimento com o braço esquerdo.
4 – Com as duas mãos na nuca, puxe a cabeça levemente para a frente.
5 – Para complementar o ciclo do pescoço, faça agora movimentos circulares no sentido horário e, em seguida, no sentido anti-horário.
6 – Agora trabalhe o tronco e membros superiores inclinando-se levemente para a lateral e, com uma mão na cintura e os joelhos flexionados, estique o outro braço sobre a cabeça.
7 – Com as pernas levemente flexionadas, tente encostar a ponta dos dedos das mãos na ponta dos dedos do pés. Caso não consiga, vá até onde aguentar.
8 – Emendando o movimento anterior, dobre uma perna para a frente e mantenha a outra perna semi-flexionada. O pé da perna da frente deve estar reto e completamente pousado no chão, e o pé da perna de trás deve estar reto com o calcanhar inclinado.
9 – Com o braço esquerdo, segure o pé direito por trás, na altura das nádegas. O pé de apoio deve estar reto e você pode escorar em uma parede para facilitar o movimento. Repita com a perna oposta.
10 – Ainda com o apoio da parede, incline o corpo com a perna direita à frente, levemente flexionada e a perna esquerda afastada para trás. Os dois pés devem estar retos, apontando para frente. Force a parede como se quisesse empurrá-la.