Formação profissional desperta talentos e realiza sonhos
Formação profissional no Senac impulsiona jovens para a geração de renda através de empregos no mercado de trabalho e desperta talentos para empreendedorismo.
Dois em cada dez jovens brasileiros não estudam, nem trabalham. Apesar dos avanços da educação no Brasil nas últimas décadas, ainda é significativo o número de crianças e adolescentes fora da escola. Em 2017, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua do IBGE, 48,5 milhões de jovens, com idade entre 15 e 29 anos, não frequentavam a escola, tampouco estavam inseridos no mercado de trabalho. E o que é mais grave: mesmo os que estavam na escola, não concluíram, necessariamente, o nível de ensino em curso.
Reverter esse cenário é um desafio gigante que o Estado, sozinho, não tem como resolver. E é justamente aí que entra a atuação do Senac com ações e programas que buscam impulsionar a inclusão produtiva no mundo do trabalho, criando oportunidades de geração de renda por meio de empregos formais e empreendedorismo. Nos últimos dez anos, mais de 2 milhões de pessoas de baixa renda tiveram acesso a matrículas gratuitas pelo Programa Senac Gratuidade, que oferece capacitação profissional em cursos de Formação Inicial Profissional (FIC) e Técnico de Nível Médio nos 26 estados e no Distrito Federal, em sintonia com as demandas locais e com as tendências do mundo do trabalho. Somente no ano passado, foram aplicados mais de R$1 bilhão no PSG, assegurando a oferta nacional de 358.535 matrículas gratuitas.
Programa Senac Aprendiz transforma a vida de adolescentes
Carro-chefe das programações gratuitas, o Programa de Aprendizagem Profissional Comercial reforça o compromisso com a inclusão produtiva, pois capacita jovens na faixa etária de 14 a 18 anos, para atuarem em empresas do Setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo na qualidade de aprendizes.
O diretor-geral do Departamento Nacional do Senac, Sidney Cunha, afirma que a inclusão desses jovens na sociedade é a razão inicial da criação da instituição, há 73 anos: “Fomos pioneiros no desenvolvimento de cursos de aprendizagem comercial e, ao longo do tempo, aperfeiçoamos o Programa em sintonia com as mudanças ocorridas nas leis trabalhistas, na educação e no mercado”.
Marcas para toda a vida
Nas salas de aula do Senac, a juventude descobre as possibilidades de um futuro melhor. Lucas Martins, Alice Holanda e Wisllan Monteiro cursaram juntos Aprendizagem em Vendas, no Senac Piauí, e criaram a loja on-line Lobos Store. Já estão no lançamento da terceira coleção de camisetas personalizadas, com edição limitada. “Cada fase do nosso curso coincidia com as dúvidas que tínhamos em relação à construção da marca, mas sempre podíamos contar com a ajuda dos docentes. A aprendizagem foi como uma chave que abriu a porta da nossa vida adulta”, conta Alice.
Jovens empreendedores Wisllan Monteiro, Alice Holanda e Lucas Martins
Outro exemplo de empreendedorismo é a história da ex-aprendiz Mara Carvalho, que virou proprietária da loja Artes da Madrinha, em Teresina. “Sempre me destaquei nas aulas e busquei estudar e pedir conselhos aos meus instrutores. Foi no Senac que descobri o desejo de ter meu próprio negócio”, diz. Mara começou a produzir e vender kits personalizados para bebês por conta própria, após passar pela experiência de ser madrinha e “não achar em lugar algum” o que gostaria de presentear seu afilhado.
Mara Carvalho, ex-aprendiz Senac, proprietária da loja Artes da Madrinha
“Em seguida, passei a confeccionar lembrancinhas de aniversários e casamentos para minha tia vender em outra cidade. Logo, comecei a receber várias encomendas e percebi que estava trabalhando com algo que me dava prazer. Foi então que resolvi montar o projeto de minha própria loja”, afirma. E já tem planos para o futuro: “Até novembro, quero montar minha segunda loja na cidade de Floriano. Estou muito satisfeita com o que consegui realizar e não pretendo parar”, diz, cheia de orgulho.
A valorização do protagonismo dos alunos aumenta as possibilidades de os jovens conquistarem bons empregos no país. Com 16 anos, Gerson de Jesus tornou-se aprendiz no Grupo Carvalho e, hoje, aos 24 anos, é gerente do Supermercado Carvalho, em Teresina. “Foi no Senac que aprendi a dar os primeiros passos na vida profissional. Comecei a ver um mundo de oportunidades que poderia conquistar se estivesse capacitado. Amadureci muito profissionalmente e percebi que queria ser gestor durante o curso”, ressalta.
Gerson foi aluno do Senac Aprendiz e hoje é gerente do Supermercado Carvalho
A oferta de programações presenciais e a distância está alinhada ao Modelo Pedagógico Senac, que se caracteriza pelo aprendizado de competências técnicas, além do desenvolvimento de atitudes e valores essenciais para a formação profissional, como visão crítica, atitude empreendedora, atitude sustentável, atitude colaborativa e atuação com foco em resultados. Essas são as marcas formativas que o egresso do Senac carrega por toda a vida.
Clique aqui e conheça outras histórias inspiradoras
Reconhecimento de alunos e empresários
O Departamento Nacional do Senac, com sede no Rio de Janeiro, realizou a Pesquisa de Avaliação do Egresso. Os resultados da última edição apontam 62% de inserção no mercado, ou seja, seis em cada dez alunos aprovados em 2016 (sem emprego no ato da matrícula) conquistaram uma vaga no mercado de trabalho durante ou após a realização do curso. A pesquisa ouviu 12.670 alunos aprova dos em 2016 e representantes de empresas empregadoras.
Os resultados mostram ainda que 72,4% dos alunos com alguma ocupação no momento da pesquisa (antes ou depois da matrícula) eram empreendedores ou empregados com carteira assinada. Buscou-se avaliar ainda a percepção dos egressos sobre os benefícios do curso para suas carreiras profissionais e 91,8% consideraram que, depois de formados na instituição, estavam mais bem preparados para desempenhar suas atividades profissionais.
A qualidade dos cursos, a credibilidade e o reconhecimento do Senac pelo mercado são alguns dos motivos que levam 95,2% dos empregadores desses egressos a recomendarem o Senac como Instituição de qualidade.
Leia mais sobre a Pesquisa de Avaliação do Egresso Senac 2016: http://www.dn.senac.br/pesquisadeavaliacaodoegresso