Gestão de Projetos Culturais: saiba tudo sobre o curso no Senac
Você já pensou em ser um gestor de projetos culturais?
Através do Senac Piauí isso é possível. O Senac Piauí está com matrículas abertas para o Curso Gestão de Projetos Culturais, o objetivo é aperfeiçoar profissionais para a aquisição de técnicas e conhecimento sobre a área. Uma grande oportunidade para você desenvolver habilidades sobre planejamento e gestão de projetos culturais.
O Curso tem carga horária de 60 horas e está previsto para iniciar as aulas no dia 26 de agosto. O investimento é de apenas R$ 200 reais ou 4 x R$ 50,00. O conteúdo contempla:
– Cultura e suas manifestações;
– Do global ao local e suas interferências no ser e fazer cultural.
– Tipologia de espaços e equipamentos culturais;
– Economia da cultura, valor, cadeia produtiva da cultura;
– Empreendedorismo cultural;
– Planejamento e gestão de projetos e equipamentos culturais;
– Captação de recursos e leis de incentivo;
– Políticas culturais;
– Gestão de equipamentos culturais;
– Gestão de pessoas e equipes;
– Plano de comunicação e marketing cultural, e de associação de marcas;
Em entrevista, Janaina Lobo, artista de dança, gestora e produtora do Junta Festival Internacional de Dança ao lado dos artistas e criadores Datan Izaká e Jacob Alves, afirma que para trabalhar com gestão cultural é necessário ter capacitação. “Há um forte mercado de gestão cultural no país, e aqui em Teresina não é diferente, mas é importante lembrar que é necessário ter capacitação para atuar nele, às vezes existe uma falsa ilusão de que apenas gostar é o que basta, e não, é necessário ter um estudo sobre a área. É muito importante que o gestor cultural esteja realmente capacitado para poder fazer uma boa gestão, pensando sempre no trabalho artístico”, frisou.
Janaína ainda deu dicas para quem tem o sonho de trabalhar com o mercado cultural. “A principal dica é realmente estudar, fazer cursos, entender de gestão, de números, é uma área que você precisa entender um pouco de tudo, não é apenas sobre gostar de cultura e arte, tem que ter o conhecimento para atuar como um profissional”, destacou.
Perguntada sobre as vantagens e desafios sobre a área, Janaína acredita que o principal desafio na área seja a falta de investimento. “Temos o desafio da falta de investimento, falta gente especializada na área também, mas ao mesmo tempo é uma vantagem poder fomentar cultura, ações que modifiquem a vida das pessoas. Trabalhar com gestão cultural é aproximar as pessoas da arte, da cultura, pois os benefícios disso é bastante importante para a sociedade”, finalizou. Depois de ter uma visão de quem é experiente no assunto, que tal investir no conhecimento através do curso no Senac Piauí?
Ao final do curso, o aluno terá conhecimentos e técnicas para gerir projetos culturais nas esferas pública, privada e de organizações sociais como ONGs, com visão crítica, global, estratégica, empreendedora e ética.
Ficou interessado (a)? Clique Aqui e faça já sua matrícula.
#SenacPiauí
#SenacMaisPertoDeVocê!