Mercado de trabalho: transforme sua ideia em algo rentável
Você sempre quis tirar uma ideia do papel e torná-la rentável, mas nunca conseguiu? Um dos motivos pode ser falta de organização e pesquisa. De acordo com o Monitoramanto de Empreendedorismo Global (GEM) ou em inglês Global Entrepreneurship Monitor, em 2018, cerca de 52 milhões de brasileiros estavam envolvidos com alguma atividade empreendedora.
No Brasil, o monitoramento teve o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). No ano passado, dois em cada cinco brasileiros entre 18 e 64 anos estavam à frente de uma atividade empresarial ou tinham planos de ter um negócio. A pesquisa mostra que a taxa total de empreendedorismo, que reúne novos empreendedores e donos de negócios já estabelecidos, chegou a 38%.
COMO TRANSFORMAR SUA IDEIA
Outro dado revelado pela pesquisa é que quando os empresários abrem um negócio eles são motivados pela identificação de uma oportunidade de mercado. Então, como você também pode fazer parte desses dados? Segundo a instrutora do curso de gestão no Senac Piauí, Dina Coelho, é essencial que o aspirante a empreendedor (a) tenha uma ideia bem organizada para poder tirá-la do papel.
“A pessoa tem que pesquisar, saber qual público será o seu nicho de mercado. Analisar quais serão os custos do investimento e quais são as pretensões de retorno, tem que está tudo interligado para que na hora de aplicar não tenha problemas”, frisou.
E como lidar com as possíveis dificuldades que possam surgir ao longo do caminho? A principal dica é manter a qualidade do seu serviço ou do seu produto. “Mesmo com dificuldades, a empresa deve manter o nível de qualidade dos serviços e produtos, as crises são importantes para ensinar a empresa a ter compromisso e qualidade. Tem que haver uma maneira de reduzir os custos sem reduzir a relação que tem com o cliente, se a empresa perder o cliente, consequentemente, vai terminar fechando, o que é pior”, explicou Dina Coelho.
O QUE NÃO FAZER NA HORA DE ABRIR UMA EMPRESA
De acordo com Dina Coelho muitas pessoas quando querem abrir uma empresa acabam “copiando” a ideia de outra empresa que já está no mercado de trabalho, segundo a instrutora não é proibido se basear em outra ideia, mas não é aconselhável copiá-la, se não houver embasamento e criatividade o público não vai ser atraído para usufruir de seus serviços.
“Às vezes a pessoa só copia a ideia de outra pessoa, por exemplo, surge uma empresa de vendas de sushi ou hamburgueria, aí vem outras pessoas e apenas copiam a ideia, e não deve ser assim. É necessário ter conhecimento, se a pessoa não tiver planejamento e apenas copiar a ideia, a tendência é que o empreendimento não vá para frente”, ressaltou.
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