Mundo Tec: saiba o que está em alta na área de robótica no Piauí
Automação residual, capacidade de desenvolvimento eletrônico, isso e muito mais, pode ser feito através do Arduíno, uma plataforma de hardware livre onde é possível fazer a manipulação de leds, motores, sensores, eletrodomésticos e um mundo de muita inovação tecnológica. Pensando nisso, o Blog entrevistou pessoas especilaistas para falar sobre o que está em alta na área robótica no nosso Estado.
Francisco Marcelino Araújo pertence ao grupo de autoridades em Arduíno e Robótica no Piauí. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Automação, Robótica e Sistemas Inteligentes (LABIRAS) do Instituto Federal do Piauí, em Teresina. Marcelino é doutorando em Engenharia Elétrica pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Portugal), mestre em Biotecnologia pela Universidade Federal do Piauí e possui graduação em Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrônica pela Universidade Estadual do Piauí.
Marcelino foi um dos pioneiros no assunto no estado, pois foi um dos entusiastas das tecnologias livres. “Muito do que se trabalha com o Arduíno no Piauí foi devido ao trabalho pioneiro que iniciamos no Estado. Principalmente por eu ter vindo do curso Técnico de Eletrônica e ter passado por Engenharia Elétrica. Sempre fui entusiasta de tecnologias do software livre, foi assim que descobri o hardware livre. Antes, a área de engenharias e afins era muito restrita, o que era um pouco distante do público leigo”, disse. Para o professor, a robótica ligada à automação tomou uma proporção grande, dando visibilidade a área. “Muitos cursos, palestras e eventos já foram organizados pelo Labiras e muita gente passou por nós. Nosso intuito era de popularizar as tecnologias e ciências. E ficamos felizes em saber que tivemos uma certa importância em iniciar o movimento. Hoje, com a internet tão disseminada e com acesso amplo muitas coisas aconteceram não apenas na Robótica, mas em muitas atividades conectadas a esse segmento”, falou.
INTERNET DAS COISAS
O coordenador disse que um dos assuntos em alta na robótica do Piauí é a internet das coisas, onde a computação interliga pessoas que estão envolvidas diretamente com a robótica. “Os programadores conseguem agora, além de programar, também desenvolver e trabalhar com novos hardwares abrindo um novo horizonte de oportunidades. Isso resultou em metodologias pedagógicas envolvendo robóticas dentro das escolas, busca de jovens e adultos a apreender a usar o Arduíno, ou a aprender programação, criação de novos grupos de desenvolvedores na área”, ressaltou.
Marcelino frisa que a robótica e automação despertaram nos jovens piauienses o interesse por tecnologia, a busca de criar novas oportunidades e trabalho em grupos. Um desses jovens foi Artur Veloso, professor do curso de Arduíno no Senac de Piauí e formado em Ciências da Computação pela Faculdade Estácio de Sá. O professor tem experiência na área com ênfase em Ciência da Computação Aplicada, atuando em internet das coisas, automação residencial e programação web, além de ser pesquisador do grupo científico Oasis do Mestrado em Ciências da Computação da Universidade Federal do Piauí. Em entrevista ao Blog Senac Piauí, o professor conta que entrou na área de robótica ainda no início da sua graduação. “Eu entrei na área eletrônica logo no primeiro período da minha graduação, conheci o Arduíno voltado para a parte da robótica. Eu montei um braço robótico utilizando palito de picolé através do Arduíno, depois de apresentar esse projeto nunca mais sai da área”, contou.
AUTOMAÇÃO RESIDUAL
Artur explicou o que está em alta na área da robótica no Brasil e no Piauí também. A primeira delas é a automação residual, segundo o professor, são produtos que os alunos do curso de Arduíno desenvolvem para automatizar a casa, como por exemplo: ligar/desligar lâmpadas, ler sensores e muitas outras funcionalidades.
TRABALHOS ACADÊMICOS
Os trabalhos acadêmicos são outra área muito desenvolvida no Piauí, são pesquisas científicas como trabalhos da escola/universidade, Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), artigos científicos e até dissertações e teses utilizando o Arduíno e outras tecnologias da área.
ROBÓTICA EDUCACIONAL
Robótica Educacional: muitas empresas, escolas e universidades estão focando na criação de grupos e aulas de robótica para seus alunos. “Temos diversos grupos de pesquisa em faculdades, universidades e escolas, exemplos disso vindos de alunos do Senac”, falou. Raifran Lucas, de 17 anos, faz parte do grupo de jovens que foi atraído pela área eletrônica. “Eu não conhecia o que era Arduino, nem nada na área, através de pesquisas me identifiquei, como eu gosto de tecnologia eu decidi ingressar no curso técnico”, frisou Raifran.
Em julho deste ano, Raifran fez um projeto de automação no controle independente de quatro lâmpadas e três tomadas coordenadas por um aplicativo no celular. “Teve a parte elétrica de ligação das lâmpadas e tomadas, utilizando Arduíno com bluetooth para receber os comandos de desligar e ligar”, explicou. O jovem está no último ano do Ensino Médio e pretende ingressar no curso superior na área de Ciências da Computação.
Quem também desenvolveu paixão pela área foi Altamir Gallas, de 23 anos, ele fez os cursos em Eletrônica, Arduíno-Prototipagem, Manutenção de Computadores e Programação Web pelo Senac Piauí. “Participo dos eventos que envolvem tecnologia que o Senac promove. Desde pequeno eu tinha curiosidade de saber como as coisas funcionavam, desmontava meus brinquedos para entender e depois tinha que remontar para eu poder brincar de novo, daí surgiu a vontade de fazer curso de Eletrônica no Senac”, falou.
Altamir está na graduação de Sistemas de Informação e explica que sempre gostou de robótica, ele decidiu fazer o curso superior após fazer o curso no Senac. “Foi com o curso de Arduino que veio a vontade de fazer Sistemas de Informação. Eu queria criar algo , algum sistema de automação residencial e foi assim que eu entrei no curso superior para aprender a desenvolver sistemas”, destacou.
SUCESSOS NA ROBÓTICA
Outro exemplo de sucesso na área de robótica através do Senac é Plácido Segundo que, atualmente, coordena o grupo de Pesquisa do Instituo Federal do Maranhão (IFMA) voltado para essa área. No Piauí, ele diz que o tema tem crescido a cada dia, principalmente em Teresina. “Algumas escolas já estão adotando a metodologia de ensino de países europeus incluindo a robótica como uma disciplina em suas grades curriculares. De acordo com especialistas, a partir de 2020, a robótica já fará parte do dia a dia dos estudantes nas escolas”, disse.
“Já tem um bom tempo que pesquisadores que usam a robótica como uma ferramenta para o ensino e desenvolvimento do pensamento computacional. As crianças por terem uma maior facilidade na absorção de conhecimento, estão sendo incluídas neste contexto. A tendência é que as escolas bilíngues passem a ser trilíngues, incluindo linguagens de programação como uma disciplina básica como inglês, matemática e física”, explicou.
Mês passado a equipe de pesquisa em robótica de Plácido, ex-aluno do Senac ganhou o primeiro lugar em uma competição que aconteceu no evento do IFMA. “Desenvolvemos um projeto que une a robótica educacional utilizando tecnologias opensource, uma linguagem de programação desenvolvida pelo MIT nos Estados Unidos. Essa linguagem em blocos funciona como um quebra cabeças, programa-se unindo os blocos de comando graficamente, desta forma qualquer pessoa, sem qualquer conhecimento em linguagens de programação, pode programar um robô sem problemas”, finalizou.
Veja também: Ex-aluno do Senac Piauí conquista trajetória brilhante acadêmica e profissional
Viu só como tem tanta gente talentosa na área de robótica no Piauí?
O Senac tem cursos incríveis na área de automação, tá esperando o que? Clique Aqui e confira.
Senac mais perto de você!
#VivaNovasHistórias