Dica Senac: Orquestra Filarmônica Virtual do Meio-Norte.
Dica Senac: Orquestra Filarmônica Virtual do Meio-Norte.
A Orquestra Filarmônica Virtual do Meio-Norte (OFVMN) é um Projeto de Extensão como objetivo geral de capacitar profissionalmente jovens músicos clássicos (instrumentistas e cantores) por meio de gravação do repertório sinfônico, lírico e coral.
O coro virtual da Universidade Federal do Piauí (UFPI), foi criado durante a pandemia da Covid-19 a indivíduos da universidade interna e externa. Com idade a partir dos 18 anos, fluentes em solfejo. Foi idealizado com objetivo de experimentar o ensino aprendizagem da performance musical em caráter remoto e emergencial, assim como identificar possíveis cantores para projetos virtuais futuros. Com ênfase no repertório lírico e coro sinfônico.
Estabelece parceria com as seguintes entidades: Escola de Música da UFRJ/PROJETO SINOS, Banda Filarmônica do Rio de Janeiro, Colégio Pedro II, Brazilian Opera Company (IBOC), Festival de Ópera do Theatro da Paz, Universidade de Aveiro e Orquestra Filarmonia das Beiras. A atividade conta com as ações vinculadas: Coro Virtual da UFPI e Prática de Repertório de Árias de Ópera.
Idealizadora e Coordenadora Geral – Maestra Alba Bomfim – Maestra brasileira foi uma das seis regentes, entre 161 do mundo todo, selecionadas para o 2017 Hart Institute para Mulheres Regentes da Ópera de Dallas nos Estados Unidos da América.
Coordenadora Adjunta – Profa. Dra. Andrea Scabello.
Comitê de Organização e Assistente na preparação de ensaios – Pianista Correpetidor Luciano Azevedo.
O projeto tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Piauí (PREX/UFPI).
Para a Maestra e idealizadora, Alba Bonfim, esse projeto foi fruto de uma inspiração da tese que foi defendida no último mês de fevereiro em Portugal. Onde morou por cincos anos, sobre o rapport, a orquestra e a formação de públicos no distrito de Aveiro. “Essa formação da Orquestra foi uma das minhas missões que eu me propus a oferecer e partilhar desse saber na minha área de atuação. É também oportunizar essa capacitação profissional a jovens músicos, instrumentistas, cantores e coralistas, além de formar esse público na música clássica da região. Com a pandemia da Covid-19, me senti na obrigação de me reinventar para não deixar esses músicos sem oportunidade de continuar estudando, trabalhando e crescendo. Então, idealizei esse projeto que temos três ações: a parte da filarmônica com instrumentos de orquestra clássica, práticas de repertório. Canto Lírico, e ópera.” declara.
Projeto de Extensão da Orquestra Filarmônica Virtual do Meio-Norte (OFVMN) está com inscrições abertas para seleção e ações conjuntas com o Coro Virtual da UFPI e Prática de Repertório de Árias de Ópera sob a Direção Artística da Maestra Alba Bomfim, Professora de Regência e Práticas Interpretativas do Curso de Música da UFPI.
As inscrições começaram na última segunda-feira (05) e se encerram no dia 30 de outubro de 2020. Acesse os links abaixo para inscrever-se.