Profissões do futuro e seus desafios
Segundo dados do Fórum Econômico Mundial, as profissões do futuro apresentaram um crescimento de 51% em 2021. Além disso, o estudo também projeta que essas ocupações vão corresponder a 6,1 milhões de oportunidades ao redor do mundo até o final de 2022.
Na quinta, 23/3, a palestra “Profissões do futuro e seus desafios” reuniu gestores, instrutores e alunos de Aprendizagem no Senac Teresina Centro. Na ocasião, os aprendizes puderam entender mais sobre como a transformação digital vem impactando o mercado de trabalho e como a virada desta década trouxe novas possibilidades provocadas pelas profissões do futuro.
Em um bate papo enriquecedor, a psicóloga organizacional e mentora de carreira, Gabriela Mesquita, falou sobre as tendências do mercado e dos desafios, a serem superados, que as profissões do futuro vêm trazendo para as organizações.
“É importante entender que as transformações digitais exigem mais do que as hard skills. Para várias empresas, no âmbito de recrutamento e seleção de funcionários, o maior desafio é conseguir pessoas que tenham resiliência, capacidade de se adaptar a novos contextos (soft skills)”
Também participaram da palestra, de forma remota, o líder da Comunidade Carnaúba Valley, Rodrigo Baluz (de Parnaíba); o Gerente Comercial e Expansão de Franquias do Grupo Jorge Batista, Walisson Rodrigues (de Floriano); a Gerente do Senac Picos, Luanny Emannuelly; a instrutora Júlia Macedo; e a Coordenadora Técnica Pedagógica do Senac Piauí, Amanda Costa.
Dá uma olhada na dica da psicóloga organizacional Gabriela Mesquita para aqueles que querem garantir seu lugar nesse mercado tão dinâmico.
“O aprendiz pode se preparar buscando, primeiramente, o autoconhecimento, identificando oportunidades dentro do seu perfil, bem como os pontos de melhoria frente as novas habilidades exigidas pelas profissões do futuro, como a capacidade de inovar, de resolver conflitos, ter análise crítica, ser criativo e flexível. Tudo isso é muito importante para agregar no seu desenvolvimento profissional”
COMO SE TORNAR UM PROFISSIONAL DO FUTURO?
O indivíduo que quer se tornar um profissional do futuro tem que ser desprendido de paradigmas, estar preparado para enxergar e usar o novo, e entender a importância do autoconhecimento e seu impacto no planejamento de metas a serem alcançadas.
Enquanto isso, no mercado de hoje ainda existem muitos profissionais retrógrados, ou seja, desatualizados ou que limitam sua atuação a processos antigos por receio ou falta de buscar conhecimento. Esse comportamento é uma das raízes para o apagão de mão de obra especializada que existe atualmente no Brasil e no mundo.
Para quebrar esse padrão, é fundamental ir além da concorrência e investir em qualificação profissional.
Os cursos do SEGMENTO DE TI, do SEGMENTO DE GESTÃO E DO SEGMENTO DE COMUNICAÇÃO estão alinhados com a proposta de formar profissionais de futuro. Confira alguns desses:
BUSINESS INTELIGENCE COM POWER BI
DIAGRAMAÇÃO DIGITAL – COREL E PHOTOSHOP
Agora é com você: Vem para o Senac.
Clique aqui e confira todos os CURSOS DISPONÍVEIS NO SITE DE MATRÍCULAS.
Fonte: Exponencial