Público desenvolve jogos eletrônicos em oficinas no Senac Piauí
Aprendizado, diversão, e muita prática!
Foram com essas características que o público do Senac Piauí desenvolveu jogos eletrônicos no último sábado, 19 de janeiro na Unidade Severino Ramos. As oficinas foram ministradas pelos integrantes do PiauIndie, um grupo de desenvolvedores independentes de jogos no Piauí.
Décio Oliveira é artista e foi um dos programadores a dar oficina no Senac. Ele ensinou ao público como fazer Pixel Art no Piskel e também deu dicas para quem se interessa pela programação em jogos eletrônicos. “É importante que a pessoa defina detalhes do escopo do projeto como qual a plataforma será utilizada para o jogo, se vai ser para celular ou computador, por exemplo. A principal dica é começar pequeno, aos poucos. Tentar criar imagens grandes de início só irá lhe fazer gastar tempo desnecessário”, disse o programador em entrevista ao Blog Senac Piauí.
Daniel Dantas concorda. Aos 26 anos, ele participou da oficina e aprovou o resultado. “Sempre fui interessado pela área de programação de jogos, e agora que estou no curso de Ciências da Computação tenho desenvolvido mais habilidades. A oficina aqui no Senac proporcionou muito aprendizado, apesar do pouco tempo, a gente percebe que tem um potencial bem maior do que pensávamos”, explicou.
Saiba mais: Senac Piauí terá oficina de desenvolvimento de jogos eletrônicos
Além de Décio, os programadores Moisés Freitas e Danilo Carvalho também deram oficinas para o público. O primeiro sobre Realtime Database do Firebase com Unity e o segundo sobre Unity UI, construindo a interface de usuário na hora da programação de jogos.
Matheus Feitosa, de 21 anos assim como Daniel, sempre se interessou por jogos, e já participou da Global Game Jam, um dos maiores eventos de desenvolvimento de jogos eletrônicos do mundo. No Piauí, ela ocorre no Instituto Federal do Piauí (IFPI). Para Matheus, participar da oficina foi de grande importância. “Aprendi a como desenvolver as artes e como usar alguns programas para desenvolver melhor minhas habilidades, gostei bastante de todas as oficinas”, frisou.
Senac mais perto de você!