Segurança em Ação: evento para alunos do Curso Técnico em Segurança do Trabalho
Para comemorar o dia do técnico em Segurança do Trabalho, instrutores e alunos do Curso Técnico em Segurança do Trabalho, de Teresina e Parnaíba, participaram do evento “Segurança em Ação”, na última quinta,9/12, no auditório José Alves Filho, no Senac Centro.
O intuito desta ação foi estimular a visão dos alunos a respeito do mercado de trabalho para este técnico e, além disso, destacar a importância deste profissional no contexto atual para todos os colaboradores de uma instituição.
Na ocasião, a instrutora Roseane Silva palestrou sobre os impactos negativos socioeconômicos causados pelos acidentes de trabalho no Brasil, e a importância da gestão de Saúde e Segurança no ambiente corporativo. “Nós falamos sobre os indicadores de acidentes, seus gastos e causas e, também, como a gestão de segurança do Trabalho, quando planejada e executada corretamente, contribui com a diminuição destes casos.”, revela Roseane.
O evento contou ainda com a participação das supervisoras do curso, de Teresina (Danielle Pereira e Carla Valéria) e de Parnaíba (Roselinne), e dos convidados Arnaldo Caland, advogado – Pós Graduado em Direito Trabalhista e Pós Graduando em Direito Criminal, técnico em Edificações de Segurança do Trabalho, ex-membro do SINTESTPI, Diretor Presidente entre 2018-2021), e Kátia Roberta Lima, técnica em Segurança do Trabalho e Secretária Geral do SINTESTPI.
Os convidados apresentaram uma palestra sobre a importância do técnico desta área com a implantação do eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas).
O que é o eSocial?
O eSocial padroniza a transmissão de dados, valida, armazena e distribui estas informações a respeito dos empregados, ligados às empresas que aderem a esse programa, para os órgãos federais que podem fazer a fiscalização e adequação às regras legais.
O que vou aprender no Curso Técnico em Segurança do Trabalho?
Neste curso, serão trabalhados os seguintes conteúdos:
•Elaborar, implantar e implementar a Política de Saúde;
•Realizar avaliação e medidas de controle de riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes;
•Monitorar riscos ocupacionais;
•Executar ações de investigação, registro e controle de incidentes, acidentes de trabalho e doenças ocupacionais;
•Auxiliar e executar ações de elaboração dos programas de saúde e segurança;
•Controlar Situações de Emergência;
•Elaborar, implantar e implementar planos de emergência/urgência;
•Planejar e executar ações educativas em saúde e segurança do trabalho;
Ficou interessado? Clique aqui e confira os cursos disponíveis no Segmento de Segurança.