Segurança no trabalho: o que você precisa saber sobre a profissão
Em constante crescimento, a procura pelo profissional de segurança do trabalho no mercado de trabalho tem se destacado, pois, este é responsável pela segurança dos funcionários dentro de uma empresa. Pensando nisso, o Senac tem a metodologia de curso certo para a formação deste técnico.
O Senac Piauí oferece o curso Técnico em Segurança do Trabalho com carga horária de 1.200 horas divididas em 20 meses de duração, presencialmente na Unidade Miguel Sady em Teresina e na Unidade Antônio Ferreira Cavalcante em Bom Jesus. Lembrando a você que ao escolher a instituição Senac, você escolhe estudar com profissionais especializados, didática voltada ao mercado de trabalho e estágio gratuito.
O profissional Técnico em Segurança do Trabalho atua na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, é a figura que organiza estrategicamente todas as organizações buscando aumentar a produtividade e garantir a segurança, saúde no ambiente de trabalho.
De acordo com a supervisora pedagógica, Thamísia Figuerêdo, o profissional de segurança do trabalho é primordial para a manutenção de uma empresa. “É um dos profissionais responsáveis por assegurar que os ambientes de trabalho estejam seguros, de forma a preservar a vida e a saúde das pessoas”, indica.
O que você aprende
No curso, o aluno aprenderá sobre os cuidados com a saúde e a segurança do trabalho, trabalhando competências como: auxiliar a elaboração, implantação e implementação da Política de Saúde e Segurança do Trabalho, entre outras disciplinas. “Esses conhecimentos são imprescindíveis e que cada vez mais assume importância estratégica para o planejamento das organizações”, explica a supervisora.
Atualmente, o Brasil conta com cerca de 340 mil profissionais nessa área, no entanto, este número ainda é insuficiente para a demanda. Sendo uma área em constante crescimento no mercado, a procura por profissionais é alta.
Funções
O profissional Técnico em Segurança do Trabalho tem como dever inspecionar as instalações físicas e equipamentos de uma empresa com o objetivo de certificar se está tudo conforme as leis de segurança brasileiras. Além disso, o técnico deve estar atento aos fatores de risco especialmente em locais com maior teor de risco, como os chãos de fábrica, hospitais, laboratórios ou canteiros de obras, fornecendo ações para evitar acidentes e problemas de saúde.
Ademais, o profissional pode sugerir e gerenciar modelos de segurança de trabalho, desenvolver pesquisas e testes na área, contribuir com propostas de políticas de segurança no espaço de trabalho, coordenar equipes e acompanhar perícias, auditórias e vistorias. “O salário deste profissional custa em média R$2.611,00 reais”, afirma a supervisora.
O curso é abrangente, podendo atuar em diversos âmbitos sociais. “Atua em organizações públicas e privadas de qualquer segmento, por meio da prestação de serviços autônomos, temporários, contrato efetivo ou, ainda, como empregador, podendo integrar equipes multiprofissionais”, acrescenta Thamísia.
Ficou interessado no Senac Piauí? Clique Aqui e confira nossos cursos.
Gostou? Vem ser Senac.
#SenacMaisPertoDeVocê
Para mais informações:
Whats App: (86) 98875 – 8467
Telefone de Contato: (86) 3228-9500
Acompanhe também nossas Redes Sociais:
Instragram: @senacpiaui
Twitter: @senacpiaui
Facebook: Senac Piauí