Senac Núcleo Nordeste participa de Imersão Técnica em São Paulo para entendimento do atual mercado no segmento da Moda
Técnicos do Senac dos nove estados do Nordeste participaram entre os dias 15 e 19 de outubro de visitas técnicas a empresas sediadas em São Paulo como Denim City, Instituto C&A, Shoulder, Focus Têxtil, Galeria Melissa e Faculdade Santa Marcelina como meio para fomentar a área da Moda.
O Plano Diretor da Moda (PDM) tem como principais objetivos favorecer o alcance do público às tendências do setor, movimentar o eixo de produção cultural e design no Nordeste, garantir que as ações propostas pela instituição estejam em sintonia com as necessidades e oportunidades estratégicas e promover maior assertividade nas ofertas educacionais da Moda. Para que tais ações se materializem, profissionais do Senac imergiram em grandes players do mercado por meio da Missão Conexões SP Moda, atividade esta realizada pela Escola de Empreendedores.
No primeiro dia da Missão ocorreu no Hotel Intercity Paulista o “Check-in de Experiências”, a qual foi apresentado todo o itinerário e alinhamento das atividades a serem realizadas durante os cinco dias de imersão como por exemplo as visitas as técnicas e o Fórum Elos do Conhecimento. No dia 16 de outubro o grupo conheceu no período da manhã o Instituto C&A e a tarde a empresa Focus Têxtil, ambas com grande importância na relação da moda com os meios sociais e industriais, alinhando todos os olhares da cadeia produtiva da Moda.
Para o terceiro dia, o grupo participou de forma exclusiva do Fórum Elos do Conhecimento – MODA. Assim, buscou-se conectar profissionais e fomentar o desenvolvimento de insights que maximizassem práticas positivas nos participantes, além de ser um espaço de networking e intercâmbio de aprendizados. Para tal, em um lugar emblemático como o Museu A CASA foi possível ouvir dos palestrantes Rafael Morais, Diretor Executivo, e Ana Sudano, Coordenadora Criativa e de Conteúdo do Brasil Eco Fashion Week (BEFW) como o evento se tornou referência nacional com promoção e valorização da sustentabilidade, e quais profissionais e práticas educacionais são demandados pelo mercado. Já a tarde, foi possível entender como se estruturou a empresa Shoulder, que trouxe do Bom Retiro para todo o Brasil o atendimento aos novos nichos mercadológicos.
No dia seguinte (18/10) foi possível conhecer a maior referência educacional no setor da Moda, a Faculdade Santa Marcelina, responsável por implantar o primeiro curso da área no Brasil, além disso, a líder do Plano Diretor, Daniele Caldas, palestrou para alunos e professores sobre as práticas desenvolvidas pelo Senac Ceará. Logo em seguida todos puderam fazer um imersão no Denim City, que com sua metodologia inovadora, fortalece e promove a cadeia do jeans na Europa e no Brasil.
Desta forma, essa edição da Missão Conexões SP Moda teve como principal objetivo apresentar possibilidades de aproximação da instituição com ambientes promotores de inovação e empreendedorismo, além de apresentar as inúmeras possibilidades da educação inovadora para a cadeia da Moda, sendo possível fomentar novas relações mercadológicas e projetos que promovam o Senac a nível Nordeste com outras grandes marcas.