Cursos de Libras do Senac também tem instrutores surdos.
Ter o domínio da Língua Brasileira de Sinais (Libras) é importante para todo cidadão. O conhecimento da Libras permite que você conheça novas pessoas e tenha o diferencial de uma outra língua no mercado de trabalho.
O Senac Piauí oferece uma excelente estrutura para quem está interessado em aprender Libras ou desenvolver melhor a sua habilidade comunicacional. O Curso Técnico Tradução e Interpretação de Libras tem uma excelente estrutura, como a cabine de tradução em que o aluno terá um aparato técnico com câmeras, computador, TV e microfone para exercitar a função de intérprete e tradutor.
Os cursos de Libras do Senac Piau’i tem também profissionais surdos no seu quadro de instrutores. A supervisora do curso, Ana Cristina, explica que o contato com a pessoa surda é uma imprescindível. “Envolver o surdo no processo de ensino aprendizagem da Libras, permite aos ouvintes (não surdos) ter uma dimensão da importância do idioma, além de necessário, traz grandes resultados. Por isso, o Senac acredita na potencialidade de seus instrutores surdos”, frisou.
Douglas Machado é surdo e instrutor do Senac. Ele vê a Libras como um meio de manifestação da diferença linguística e cultural. “Eu trabalho no Senac desde 2015 e sempre com o foco de motivar as pessoas e ajudá-las No interesse e entendimento da Libras, porque, no futuro, elas vão ajudar a comunidade surda”, explicou.
Kelly Lemos também é surda e instrutora do Senac. Ela fala da importância do ensino de Libras para a sua vida. “Quando eu tinha três anos, meus pais me matricularam numa escola do ensino regular privada, mas por falta de comunicação da professora eu fui transferida para a escola especial “Profª Consuelo Pinheiro”, especializada em surdos. Lá, eu tive o meu primeiro contato com a Libras, foi transformador”, contou em entrevista.
Hoje Kelly tem formação em Pedagogia pela Faculdade Santo Agostinho (FSA); Letras Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina e Pós-Graduação em Libras, com docência no Ensino Superior no Instituto Ensino Superior Múltiplo em Teresina. Nunca foi fácil, no passado ela chegou a desistir por falta de professores qualificados em Libras. “O ensino de Libras é muito importante. As instituições devem ofertar Libras desde a Educação Infantil e contratar professores ou instrutores, além de tradutores e intérpretes de Libras, para ajudar a comunicação dos surdos”, finalizou.
Além do Curso Técnico em Tradução e Interpretação de Libras, o Senac oferta o curso de Libras básico, intermediário e avançado.
Viu, como o Senac tem profissionais qualificados?
Clique Aqui e confira.
#SenacMaisPertoDeVocê!