Você sabe o que é mixologia? Não? Então, não perca o workshop de drinks no Senac Open
O head bartender do espaço Urbano em Teresina, Ricardo Nascimento, vai fazer um workshop sobre a produção e o preparo de drinks e coquetéis exóticos. Ricardo trabalha na área há 15 anos. No decorrer da sua carreira, já teve experiências em São Paulo e na Europa. Mora em Teresina desde 2017 e é e proprietário do Sr Bartender, empresa do setor de bar que trabalha como escola de bartenders, eventos e consultoria de bares e restaurantes.
Poucas pessoas levam o papo de boteco tão a sério como os profissionais que trabalham com a arte de misturar bebidas e criar coquetéis. Conhecidos como bartenders e barmen, essas pessoas estudam e dedicam muito de seu tempo para compreender a melhor forma de combinar ingredientes.
O workshop do bartender no Senac Open será sábado, dia 4 de agosto, às 15h15, no piso L2 do Shopping Rio Poty. Ricardo vai falar sobre mixologia, coquetelaria clássica e coquetelaria conceitual.
A mixologia molecular é o termo aplicado ao processo de criação de coquetéis através da utilização de equipamento científico e as técnicas principais da gastronomia molecular. Trata-se de um processo moderno que possibilita a produção de uma maior variedade e intensidade de sabores, combinação de sabores diferentes, aromas, texturas e efeitos visuais que melhoram a experiência de beber um simples cocktail. O primeiro exemplo de mixologia molecular foi a estratificação de bebidas (densidade e viscosidade) e, como tal, a pousse-café (um estilo de bebida apresentado em camadas) foi um dos primeiros modelos. Atualmente, a mixologia molecular trabalha principalmente com as propriedades físicas de uma bebida. Usando a mixologia, Ricardo vai mostrar como misturar bebidas diferentes para ter aquele coquetel incrível. “Todo coquetel que faço, há uma dosagem certa de cada substância que será colocada na bebida, com um padrão, para se conseguir novos gostos e novas experiências”, explicou.
“Eu vou falar um pouco da coquetelaria clássica, onde para eu trazer um pouco da minha cara para esse tipo de coquetelaria, fui atrás de copos vintages, todos da década de 50 e 40, de cristais raros, lapidados a mão. Falarei também sobre a coquetelaria conceitual, que serão usados copos temáticos, que tem a ver com a história de cada um”, falou.
Ricardo trabalhou boa parte da sua vida profissional em São Paulo, ele também tem experiências no concorrido mercado europeu onde participou de eventos sobre as maiores tendências em preparo de drinks e coquetéis que trouxe para o Brasil. “Participei de alguns eventos em alguns países como Estados Unidos e outros da Europa, lá aprendi várias técnicas que trouxe para cá. Também já trabalhei em todo tipo de estabelecimento na minha carreira, dentre eles estão: bares, casas noturnas, restaurantes cinco estrelas. Fiz uma junção de todas essas experiências para mostrar no Senac Open e vai ser um trabalho legal”, frisou.
Veja o vídeo de Ricardo Nascimento sobre seu workshop:
Ficou interessado no workshop sobre drinks e coquetéis?
Faça sua inscrição para o Senac Open no link: bit.ly/inscricao_senacopen
Download da programação do Senac Open : bit.ly/senacopen_programacao