Saiba como foi o evento que inspirou novos caminhos e jornadas
O Senac Open foi criado com o desafio de ser um evento inovador e marcante para o público piauiense e com o desafio de impactar o maior número de pessoas possível. Com palestras, workshops e vitrines interativas, o Senac Open evoluiu do projeto original, de ser uma ativação de marca da instituição e reposicionamento no mercado de trabalho, para inspirar e proporcionar novos caminhos e novas histórias na vida de quem participou do evento.
A abertura do evento foi dia 2 de agosto com a palestra nacional de Maurício Vargas, criador e CEO pdo Reclame Aqui. Maurício falou sobre a “A Disruptura do Consumidor: você sabe o que vai acontecer com sua empresa nos próximos 5 anos?” e contou para um público de 300 empresários, jornalistas e publicitários como quebrou três vezes ao longo da sua jornada de empreendedor, além de dar dicas para quem deseja ter sucesso.
Para Maurício, é necessário haver planejamento para iniciar um negócio. Assim, mesmo numa crise, o foco não é perdido. “Já atendi pessoas que não acreditavam que iriam conseguir prosperar em seu negócio, quando mostrei a elas um plano sólido e concreto foi possível perceber que tudo seria possível”, falou.
TRADUÇÃO SIMULTÂNEA DE LIBRAS
Um evento gratuito, com certificado, conteúdo relevante e inclusivo. O Senac Open foi traduzido simultaneamente em Libras durante todas as atrações, com a participação de intérpretes profissionais. Além disso, o Coral de Libras “Além do Olhar” emocionou a todos com estudantes e egresso do curso de Libras do Senac que apresentaram clássicos da música na Língua Brasileira de Sinais.
PREMIAÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO
O Senac Open disponibilizou duas bolsas de estudos no valor de mil reais. Os ganhadores foram os jovens, Francinaldo Silva e Natália Beatriz. O primeiro tem 22 anos e é estudante de Administração. Ele acertou o código do cadeado na hora do Painel de Idiomas, justamente a área que pretende cursar com a bolsa que ganhou.
“Há tempos estou querendo fazer o curso de idiomas do Senac, vi a oportunidade de vir para o Senac Open por ser um evento gratuito e de qualidade. Foi mais uma oportunidade de estar adquirindo conhecimento e por sorte consegui essa premiação. É uma sensação maravilhosa ser o primeiro ganhador da bolsa, porque era o curso que eu queria e chegou na hora certa”, disse animado.
A segunda ganhadora tem 24 anos, é Natália Beatriz e, assim como Francinaldo, foi aos dois dias do evento, mas não acreditava muito na sorte. No último dia do evento, por insistência da amiga ela acreditou que poderia ganhar e deu certo. “Ainda bem que eu não desisti. Eu nem consigo falar direito, porque não estou acreditando. Participei dos dias e foi tudo incrível. Quero cursar algum curso na área de gestão e me aprimorar com qualidade através do Senac”, falou.
WORKSHOPS E PALESTRAS
Ao todo, em Teresina, foram sete palestras e cinco workshops, além de apresentações como o Desfile de Joias Contemporâneas da designer piauiense, Maihara Brandão, o desfile de Moda Pet e espetáculo de Dança Contemporânea, do grupo Balé da Cidade de Teresina.
Para trazer alegria e empatia ao evento o Senac Open foi apresentado pelo humorista Amauri Jucá, garantindo um Plus a mais na interatividade com o público.
A gargalhada também ficou por conta dos palhaços do Grupo Vagão de Teatro, que fizeram o espetáculo “Clássico de Palhaços”, onde mostraram cenas mundiais clássicas da palhaçaria com aquele toque nordestino. Na sexta-feira, dia 3 de agosto o público teve como a apresentação de abertura o coral de crianças: “Kids Music Show”, com alunos do curso de idiomas do Senac. As crianças cantaram músicas como “Diamonds”, da cantora Rihanna e “The Lion Sleeps Tonight”, do filme Rei Leão. O regente do coral, o músico Lucas Coimbra, falou da importância do coral para o Senac Open.
“As crianças estão bem adiantadas no idioma, não foi algo difícil de fazer. A música da Rihanna, por exemplo, foi escolhida porque os alunos já estavam estudando em sala e o Rei Leão foi uma sugestão minha. É importante ter esse tipo de apresentação para as pessoas verem a importância da música no aprendizado de idiomas”, disse o professor.
STORYTELLING
Em seguida, o coach André Loiola fez uma palestra sobre “Storytelling para inspirar e empoderar” onde fez dinâmicas sobre o tema com o público. “A importância do Storytelling para a sociedade, quer seja profissional ou acadêmica, é que através das experiências e fracassos a gente pode remodelar pensamentos e atitudes, ou seja, tudo que foi contado no Senac Open é para que as pessoas saiam com o pensamento e atitude de empoderamento”, explicou.
PAINEL DE IDIOMAS
A terceira atração ficou a cargo do professor de inglês Geraldo Rodrigues, ele foi o responsável pela mediação entre intercambistas e estudantes do Senac no Painel de Idiomas. O polônes, Jeremi Jaksina, por exemplo, contou um pouco da sua história e como é estar há cinco semanas em Teresina. “Apesar do pouco tempo, eu já falo bem o português, consigo entender e me comunicar. Além de viajar ainda tive a oportunidade de compartilhar meu conhecimento, tem sido bem gratificante”, afirmou.
UM MUNDO DE EXPERIÊNCIAS
Para quem desejava encontrar dicas e relatos de quem iniciou cedo no empreendedorismo, foi enriquecedor assistir a palestra “Um mundo de experiências”, com os integrantes da agência de experiências BLR: Bruce Cordão e Letício Dantas.
“A gente que trabalha com experiências de marcas e poder vivenciar isso aqui no Senac Open foi fantástico, porque estamos sempre criando, estamos sempre do outro lado e aqui no evento podemos viver isso como cliente , foi tudo incrível”, frisou.
O desfile da designer piauiense Maihara Brandão foi a quinta apresentação do dia, modelos desfilaram joias exclusivas da profissional. “Participar do Senac Open foi uma experiência para a vida, ver minhas peças nas modelos lindas foi de grande satisfação”, disse Maihara.
O final do primeiro dia ficou com o consultor organizacional, Benigno Soares que falou sobre Gestão de Negócios. Em seguida veio o educador e empreendedor Marcus Linhares com a palestra ” Como nascem às novas empresas na era pós-digital”. O encerramento foi em grande estilo com o espetáculo de Dança Contemporânea “Enamorados”, do grupo Balé da Cidade de Teresina. O grupo fez uma apresentação com repertório sobre as relações amorosas entre casais numa perspectiva histórica desde a criação do mundo até a era contemporânea.
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
No sábado, dia 4 de agosto o Coral de libras “Além do Olhar” fez a abertura, seguido do workshop do bartender Ricardo Nascimento sobre drinks e coquetéis exóticos. “Abordar temas tão interessantes como a coquetelaria clássica é muito prazeroso, principalmente ver o público atento a cada explicação minha”, pontuou Ricardo.
“Como alcançar metas extraordinárias foi a palestras do executivo de evento e comunicação, jornalista A Wrias Moura que falou sobre a importância de ter metas profissionais. A empresária Suzanne Nunes falou sobre “Quando você se cuida a jornada é mais bonita”, evidenciando auto-estima, cuidados com a saúde e como essas motivações se transformaram em negócios bem sucedidos na vida dela.
A coach Georgia Almeida fez workshop sobre “Coaching de Aprendizagem , dando dicas ao público sobre como ter sucesso através da aprendizagem. A sexta apresentação ficou a cargo do Dr, George Macêdo sobre as “As inovações empreendedoras na saúde”. Também no sábado, o público vibrou com o desfile de moda pet, que lançou o cursos do Senac com muito estilo criado pela designer de moda pet Esmeralda Santana.
O workshop “A Arte de Falar em Público” com o psicólogo Jaelton Jackson, apresentou dicas para quem tem dificuldade de se expressar. “A timidez não é um problema, a pessoa pode ser tímida, mas é importante que saia da zona de conforto para perder esse medo”, aconselhou. Por fim o Doutor, em Ciência da Computação, Ney Paranaguá falou sobre “O tamanho do mundo é do tamanho da sua mente”. A apresentação cultural ficou com o grupo Vagão que garantiu a alegria do encerramento do evento e de missão cumprida.
O Senac Open entra para o ranking de maior evento com serviços e conteúdos sobre educação profissional do Piauí. Foram dias de muito conteúdo, diversidade, ideias, trocas e novas percepções. As experiências proporcionaram recolocar a marca Senac e nos conectar à novas jornadas profissionais e de vida.
Confira o vídeo sobre o Senac Open:
Veja nossa cobertura completa:
Abertura do Senac Open tem coral de crianças
Novas histórias: público vive experiências nas vitrines do Senac Open
Estudante é ganhador da primeira bolsa de mil reais
Wrias Moura fala sobre metas extraordinárias no Senac Open
Senac Open tem experiência de maquiagem cênica
Jovem de 24 anos é ganhadora da segunda bolsa do Senac Open
Confira nossa galeria de fotos:
Ficou interessado no Senac Piauí? Clique Aqui e confira nossos cursos disponíveis.
Senac mais perto de você!
#SenacOpen
#VivaNovasHistórias