Senac Piauí apresenta primeiro Projeto Integrador na modalidade aula remota
O Senac Piauí iniciou uma nova jornada de oferta de cursos, dentro do cenário de pandemia de coronavírus que determinou o isolamento social. A modalidade remota oferta foi apresentada aos os alunos que estavam com cursos em andamento, como forma de manter a qualificação.
Nossos alunos do curso de Assistente Administrativo, foram além das expectativas, mesmo com o desafio da educação a distancia eles produziram o primeiro Projeto Integrador da modalidade remota de oferta de cursos. Com o tema “Melhorias nos processos administrativos comerciais de uma micro empresa Mesa Farta”, os estudantes aplicaram os conhecimentos adquiridos ao longo do curso ao trabalho prático final.
E o resultado não seria outro: sucesso. A instrutora do Senac Piauí, Maria de Jesus de Souza, não poupa elogios a turma. “Fiquei muito feliz com o resultado. Estavam seguros e tranquilos, conscientes da realidade que estamos vivenciando, apresentaram desafios, discussões e resultados”, ressalta.
A opção pedagógica por um Projeto Integrador é um diferencial na unidade curricular. Ao propor apresentar um trabalho prático, a instituição incentiva o aluno a ser protagonista do seu conhecimento de forma criativa e autônoma.
O projeto iniciou antes do isolamento social e da pandemia coronavirus, o que possibilitou o contato presencial dos alunos e proprietário do restaurante. A turma conta com 17 alunos e duas instrutoras Flávia Freire e Maria Jesus de Souza.
As aulas remotas e a dinâmica do trabalho prático
O resultado do aprendizado online foi positivo e surpreendente. O aluno João Gabriel Vieira conta como a turma buscou mostrar como o mercado de trabalho pode inovar em meio a realidade incerta. “São tempos difíceis, a gente sabe, mas o mercado de trabalho sempre tá inovando e se adaptando”, afirma.
Quanto a adaptação dos alunos às aulas remotas, João Gabriel ressalta o trabalho em equipe. “Só quero agradecer a todos os meus colegas, a coordenação e supervisão. Conseguimos nos adaptar de forma excelente”, conta.
Mesa Farta: Restaurante contemplado pelo Projeto Integrador
O restaurante escolhido como objeto do Projeto Integrador foi o “Mesa Farta”, localizado no bairro Beira Rio, Zona Sudeste de Teresina. A proprietária, Ana Cleide Ferreira, agradece pelas dicas e cuidados dos alunos em relação ao estabelecimento. “Eles identificaram alguns problemas, principalmente em relação ao financeiro, deram sugestões e avaliaram. Agradeço demais”.
Com os conhecimentos do curso de Assistente Administrativo, os alunos puderam auxiliar Ana Cleide a organizar a administração do Restaurante Mesa Farta. Com o controle dos gastos, contratos e o livro caixa, propostos pelos alunos, a proprietária do restaurante vai expandir ainda mais o seu negócio.
É isso aí, no Senac Piauí é assim: missão dada, missão cumprida.
Parabéns, esse foi um trabalho de time que envolveu alunos, instrutores, supervisores e gerente da Unidade Miguel Sady! Imagina, essa turma atuando no mercado de trabalho.