Senac Piauí lança Portal Empresa
Em um cenário cada vez mais competitivo, o sucesso de uma empresa começa pela escolha dos seus colaboradores. Identificar, selecionar e manter talentos são desafios constantes para o setor empresarial, especialmente porque no atual mercado de trabalho é preciso profissionais que tenham não apenas habilidades técnicas, mas também humanas e que estejam alinhados aos objetivos estratégicos da organização na qual atuam. Deste modo, antes de escolher uma qualificação, muitos profissionais devem buscar, além dos interesses pessoais, informações sobre o campo de trabalho da área escolhida. Entre as atividades que estão mais em evidência, hoje no Brasil, estão as dos segmentos de informática, gestão, design, meio ambiente e gastronomia, dentre outras.
O Senac Piauí, ao longo de 70 anos de serviços prestados, foi responsável pela qualificação e incorporação de milhares de trabalhadores piauienses às grandes empresas do estado, tornando-se uma referência no setor de aprendizagem profissional. Atualmente, empresários que buscam profissionais qualificados podem contar com o programa Portal Empresa, implantado no final do primeiro semestre de 2017.
O objetivo da ferramenta é facilitar a inserção no mercado de trabalho dos alunos que concluíram os cursos oferecidos pela instituição e, ao mesmo tempo, atender à demanda das empresas por mão de obra especializada, através de processos de recrutamento e seleção de pessoal realizados de forma mais ágil. Especialmente, em períodos, como o de final de ano, que geram aumento nas contratações, principalmente para o setor de comércio.
Para atender a tais demandas, destaca-se o Banco de Oportunidades do Senac Piauí, programa gratuito de divulgação de vagas e encaminhamento de profissionais. Assim, é possível realizar cadastros via internet, pelo portal www.empresapi.senac.br. A ferramenta oferece tudo gratuitamente, facilitando a procura do empresário pelo perfil do funcionário desejado, por meio de filtros de busca, além de outras facilidades. “A adesão a uma nova modalidade de cadastro para as empresas, através do site, deixou tudo mais prático e fácil. Essa ferramenta traz modernização e agilidade aos mecanismos de encaminhamento dos alunos egressos do Senac e estreita ainda mais as parcerias com as empresas”, destaca Rozelir Moura, do Banco de Oportunidades.
No site do Senac ( www.pi.senac.br) é possível encontrar um passo a passo de como cadastrar a empresa e solicitar candidatos. Vale ressaltar que, além da praticidade oferecida pela ferramenta disponibilizada pelo Senac Piauí, os empresários tem a garantia de estarem contratando profissionais altamente capacitados, sem ter nenhum custo adicional.
“Anteriormente todos os processos de contato entre empresa, aluno e seleção de currículo eram realizados de forma manual. Com o desenvolvimento e implantação do portal empresa e do portal aluno, o processo foi informatizado, facilitando e agilizando a colocação dos alunos do Senac no mercado de trabalho”, avalia Almir Wagner, analista de sistemas do Núcleo de Tecnologia da Informação do Senac Piauí.