Senac Piauí terá Gincana Cultural com tema do Novembro Azul
O Senac Piauí vai ter design de causa no tema da gincana esse ano: a campanha à prevenção ao Câncer de Próstata. Essa é a terceira edição da Gincana Cultural Senac Aprendiz, cujo o tema é “Novembro Azul, Alerta Vermelho” . O evento acontece na próxima sexta-feira, 30 de novembro, no Sesc Ilhotas, a partir das 8h. A gincana é parte do projeto Saúde e Cidadania.
Na comissão organizadora do evento fazem parte: Amanda Costa, Amanda Irene, Gilvan Lima, Janaina Pereira, Júnior Marks e Marina Marques. Em entrevista ao Blog Senac Piauí, o coordenador geral do evento, Júnior Marks, explicou que o principal objetivo da gincana é sensibilizar os alunos sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata. “Essa já é a nossa terceira edição e estamos bem empolgados, nossas gincanas sempre tiveram a temática conectada ao Novembro Azul, justamente por conta da importância do assunto”, falou.
A gincana será entre as equipes do os alunos da unidade Senac Zona Sul e alunos da unidade Severino Ramos (Centro). Essa é uma novidade, pois desde 2016 a gincana era apenas entre turma na unidade Sena Zona Sul. Serão 11 provas no total, a equipe ganhadora não fará as duas últimas atividades do Projeto Integrador que fazem parte da disciplina do curso de Aprendizagem. “Eles estão em trabalhando na culminância do Projeto Integrador, então a equipe vencedora ficará isenta das atividades, pois na gincana há provas que contemplam o projeto, são as provas relativas a serviços administrativos e aos cursos de venda e supermercado, trabalhando com propaganda”, explica Júnior Marks acrescentando que ainda que há provas de cunho social, como arrecadação de leite que será doado para instituições beneficentes.
PROVAS
Cada equipe terá um representante e um suplente. A abertura da gincana terá um Flash Mob que contemple o tema “Novembro Azul, Alerta Vermelho”. Esta prova terá no mínimo 3 minutos e no máximo 5 minutos. Outra prova consiste na criação de uma conta no Instagram contendo posts sobre a importância do diagnóstico precoce e combate e prevenção do Câncer de Próstata. O IG deverá ter no mínimo uma postagem por dia e conter também vídeos de personalidades locais declarando o apoio à equipe. Ganha a equipe que, além de obedecer aos critérios acima, obtiver o maior número de seguidores. Os Posts deverão ser divulgados com a hashtag #gincanasenac2018.
A equipe deverá também produzir um folder informativo incentivando o exame do Câncer de Próstata. Cada equipe deve produzir 200 folders e fazer uma ação para sua distribuição. A ação deve ser filmada e exibida no dia da Gincana. O vídeo não pode ultrapassar 5 minutos. As provas englobam todas as áreas, uma delas envolve o Teatro Mudo, onde cada equipe deverá apresentar um esquete que tematize o combate ao Câncer de Próstata.
Outra prova é a criação de uma paródia musical que fale da importância do exame do Câncer de Próstata. A paródia deve ser cantada ao vivo no momento da Gincana. A apresentação não poderá ultrapassar 5 minutos. Criatividade e originalidade será um dos principais pontos avaliados.
Os jurados irão avaliar a decoração da vitrine de cada unidade com o tema da Gincana. A vitrine será fotografada pela Comissão Organizadora e apresentada à mesa julgadora no dia do evento. Pensando em proporcionar uma reflexão sobre como a alimentação pode prevenir o Câncer de Próstata, cada equipe deverá criar e levar um prato com os alimentos que são importantes na prevenção da doença para serem degustados pelos jurados. O prato deverá ser explicado no momento da degustação, apresentando o porquê de cada ingrediente escolhido.
Segundo o coordenador geral da coordenação, Júnior Marks, a gincana tem o objetivo de integrar os alunos e desenvolver atividades estudadas durante o curso, mas sem deixar a real importância do tema proposto de lado. “Teremos uma prova onde os alunos deverão apresentar alguém que tenha descoberto Câncer de Próstata para dar um testemunho no momento da Gincana, ou seja, uma forma deles entenderam e mostrarem para a população a importância da prevenção”, frisou.
Os alunos deverão ainda mostrar, em slide, uma propaganda que proporcione a venda dos exames PSA, Ultrassonografia da Próstata e Toque retal. Outra prova é apresentar uma folha de pagamento fictícia sobre um afastamento de um funcionário para tratamento inicial do Câncer de Próstata.
Além de Teresina, a unidade do Senac em Picos, José Almir de Sá também vai fazer a gincana. Ficou curioso? O evento será aberto ao público.
Senac mais perto de você!
Novembro Azul, Alerta Vermelho
#VivaNovasHistórias