Senac PI terá oficinas em homenagem ao Dia do Surdo
“Setembro Azul” é um movimento nacional considerado um marco histórico na inclusão social para os surdos, através do aprendizado da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Em Teresina, o Dia Municipal do Surdo é comemorado no dia 13 de setembro. O Senac realiza, durante todo o ano, atividades para pessoas surdas e no dia 25 de setembro haverá oficinas e workshops em comemoração ao Dia Nacional do Surdo, dia 26 de setembro.
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), de 2015, apontam que no Brasil existe um total de 28 milhões de pessoas com surdez. De acordo com o último censo (2010) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o número de surdos no Piauí é de 185.976.
O segmento de Educação é um dos mais desafiadores quando se trata de inclusão da pessoa surda. Segundo a gerente de Educação Especial da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Eleonora Pereira, atualmente existem 238 alunos surdos matriculados em escolas do Governo do Estado. Ela frisa que a inserção do aluno surdo está aumentando nas escolas e também nas universidades. “Nós já temos mais de vinte alunos surdos matriculados no ensino superior. Sempre estamos em busca de capacitarmos mais nossos professores, é importante o aprendizado da Língua de Sinais para que assim haja a inclusão”, explica.
O idioma Libras, uma língua viva com gramática própria, foi oficializado no Brasil em 2002, pela Lei 10.436 e passou a ser reconhecido como meio legal de comunicação e expressão do país. É importante que as pessoas se qualifiquem nessa área, principalmente em segmentos estratégicos como Educação e Comércio que necessitam de tradução para inclusão.
O Senac Piauí fará workshops e oficinas exclusivas para os surdos: Pintura em Tela, Docinhos Caseiros e um workshop “Dicas de Maquiagem”. O evento é gratuito e terá declaração de participação.
Veja a programação:
A supervisora pedagógica do Senac Piauí e professora de Libras, Ana Cristina, ressalta que “o dia nacional dos surdos como uma oportunidade de mostrar a potencialidade das pessoas surdas, por isso o Senac desenvolve atividades como essas, para que os surdos possam participar e se sentirem parte da comunidade”. Ana Cristina é mestranda em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), especialista em Libras com certificação no Prolibras e formada em Pedagogia. A jornada de qualificação da professora começou há 14 anos, quando ela teve a experiência de ter dois alunos surdos e não saber a Língua de Sinais.
No Senac os cursos de Libras Básico começaram a ser oferecidos em 2004. A instituição foi uma das primeiras no Brasil a ofertar o técnico em Tradução e Interpretação de Libras, uma vitória para todos”, pontua.
O Senac parabeniza toda a comunidade surda, parabenizamos também familiares, parentes, amigos e professores de pessoas surdas, a inclusão é a melhor forma de construir um mundo melhor. Ficou interessado na Língua dos Sinais? O Senac oferece o curso técnico em Tradução e Interpretação de Libras. Para saber mais, visite nossa unidade mais próxima ou Clique Aqui e acesse nosso site.
Ficou interessado no Senac Piauí? Clique Aqui e confira nossos cursos.
Senac mais perto de você!
#VivaNovasHistórias