Senac qualifica alunos e instrutores em parceria com a Fundação Municipal de Saúde
O conhecimento prévio das ações de suporte básico à vida é fundamental para a prevenção de óbitos em situações de emergência.
Para ir além dos conhecimentos teóricos sobre esta questão, alunos, instrutores e supervisores do Senac Piauí participaram do curso especial de ressuscitação cardiopulmonar (RCP) oferecido pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), na segunda, 14/3. A aula faz parte de um programa de capacitação de servidores da FMS para profissionais de saúde que atuam nos hospitais de alta complexidade.
A capacitação foi ministrada pelo anestesiologista Dr. Miguel Teixeira, membro da Sociedade Piauiense de Anestesiologia e membro do Núcleo de Segurança do Paciente. “Os conteúdos deste curso são sobre suporte básico de vida, o BLS (Basic Life Suporte), para profissionais de saúde, dando ênfase no passo a passo da reanimação cardiorrespiratória. O paciente que está dentro do hospital está sujeito a uma parada cardíaca a qualquer momento de sua assistência e a equipe tem que estar treinada”, frisou o médico.
Os alunos do Senac que participaram da aula especial, através de sorteio: foram Júlia Thainá Rodrigues e Eugênia Soares, do segmento de Saúde, e o do Segmento de Segurança, Fhellipe Ribeiro. Os instrutores que fizeram o curso foram Flávio Roberto e Jonas Alves Cardoso e ainda, a supervisora Viviane Alves.
“Escolhemos os segmentos de Saúde e Segurança por serem profissionais ligados diretamente ao atendimento de urgências relacionadas a prevenção da vida. A parceria entre o Senac e a FMS vem sendo muito proveitosa, especialmente em treinamentos como este e durante os estágios supervisionados, obrigatórios nos cursos técnicos de Enfermagem e Radiologia, nos quais os alunos vão para os hospitais da fundação acompanhados de um instrutor”, explica Viviane Alves.
IMPORTÂNCIA DA RCP
A ressuscitação cardiopulmonar, RCP, combina técnicas que incluem compressões torácicas, visando bombear o coração, melhorar o fluxo sanguíneo e, assim, fornecer oxigênio ao cérebro até que haja atendimento médico.
Se a RCP for realizada no primeiro minuto, as chances de sucesso são de até 98%. Porém, a partir do quinto minuto, as chances de sucesso caem para 25% e após dez minutos, a chance de a vítima sobreviver cai para 1% (AHA, 2015)
Quer desenvolver habilidades para poder salvar vidas prestando primeiros socorros? Clique aqui e faça a sua matrícula no curso PRIMEIROS SOCORROS.
Clique aqui e confira os CURSOS DISPONÍVEIS NO SEGMENTO DE SAÚDE.
Com informações do site CmosDrake