Setembro Azul: vamos falar sobre LIBRAS?
Setembro é o mês da conscientização sobre os direitos das pessoas surdas e com deficiência auditiva, retratando o orgulho por todos os avanços já alcançados, mas também pautando discussões ainda necessárias.
Para discutir sobre a importância do Setembro Azul para a comunidade surda, o Senac Piauí realizou um evento exclusivo para alunos e egressos no auditório José Alves Filho, com a participação da instrutora do curso de LIBRAS, Kelly Samara, da tradutora e intérprete Marina Cardoso, representando a Associação de Profissionais Tradutores e Interpretes de Língua de Sinais do Piauí (Apilspi), e da aluna egressa Arielle Paiva.
Segundo a supervisora Danielle Pereira, o intuito do encontro foi o de trazer maior visibilidade em relação a importância da acessibilidade e inclusão que ainda se faz necessário a pessoa surda. “A proposta da organização do evento foi trazer temáticas que pudessem contribuir na discussão da inclusão e acessibilidade a comunidade surda pautada na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), e na valorização do profissional Intérprete de Libras, os TILs, contribuindo com informações que agreguem valor no desenvolvimento profissional dos nossos alunos”, comentou Danielle.
POR QUE AZUL?
A simbologia vem da Segunda Guerra Mundial quando, durante a tentativa dos nazistas de livrar o mundo daqueles considerados “inferiores”, todas as pessoas com deficiência eram identificadas por uma faixa azul no braço — o que incluía a população surda.
Décadas depois, em 1999, a fita azul voltou a ser usada pela Comunidade Surda, mas agora como um símbolo do orgulho de ser surdo e fazer parte de uma população com uma história riquíssima.
TODOS PODEM AJUDAR
A luta pela inclusão e visibilidade da comunidade surda deve ser uma prática diária.
Aprender a se comunicar através da Libras e repassar esse conhecimento é uma das formas de apoiar a causa, além de conscientizar as pessoas ao nosso redor a respeito dessas questões. Todos podemos participar desta luta de forma ativa.
Quer começar a aprender LIBRAS? Clique aqui e faça a sua matrícula no curso LIBRAS BÁSICO.
Vem com a gente. O Senac acredita no poder da inclusão.
Escreva a sua história.
Com informações do site: libras.com.br